sábado, 7 de agosto de 2021

Estrangeiro com mais jogos no Leverkusen, lateral Wendell inicia sua oitava temporada na Alemanha


A oitava temporada consecutiva de Wendell vestindo a camisa do Bayer Leverkusen começou de maneira especial, com comemoração em dose dupla. Cada vez mais ídolo e identificado com os Leões, o lateral-esquerdo brasileiro atingiu, neste sábado (7/8), a marca de 250 partidas pelo clube na vitória de 3 a 0 sobre o Lokomotive Leipzig. De quebra, o resultado ainda garantiu ao time a classificação para segunda fase da Copa da Alemanha.

``Para mim, é privilégio e honra poder disputar a minha oitava temporada seguida em uma das principais ligas do futebol mundial e ainda mais gratificante alcançar marca como essa de 250 jogos por uma das maiores equipes da Alemanha, principalmente já comemorando a classificação para a segunda fase da Copa. Espero, junto com meus companheiros, ter grande desempenho não só nesse torneio, mas também na Bundesliga e na Liga Europa. Nosso grupo tem qualidade, se reforçou e fizemos boa pré-temporada. Estou animado e acredito que poderemos brigar por títulos´´, afirmou.

Clique aqui e confira Tite e a medalha de ouro olímpica

``Cheguei ao Leverkusen em 2014, ainda garoto e, desde então, vivi muitas coisas bacanas que fizeram com que eu criasse carinho e identificação enorme com o clube, a cidade e a nossa fanática torcida. Da minha parte, podem ter a certeza de que continuarei dando o meu máximo para ajudar o time a buscar os seus objetivos e, assim, seguir marcando o meu nome na história dos Leões´´, completou.

A marca alcançada de 250 partidas é mais uma dentre as inúmeras outras que Wendell já atingiu e que o fazem seguir construindo história de respeito no Leverkusen e no futebol alemão. Titular desde que chegou ao time em 2014, o lateral-esquerdo se firmou na equipe graças às boas atuações, que, inclusive, já o levaram a ser convocado por Tite para a Seleção Brasileira.

Estrangeiro com mais jogos na história do Leverkusen

No total, Wendell já disputou 250 partidas pelo clube alemão, marcou oito gols e deu 15 assistências. Tal número de atuações, aliás, faz do jogador o estrangeiro com mais jogos na história dos Leões, à frente de nomes como o do romeno Ioan Lupescu (234) e do suíço Tranquillo Barnetta (229).

Além disso, o camisa 18 é também o lateral-esquerdo com o maior número de atuações pelo clube, superando o argentino Diego Placente (171), e, no ranking geral, já é o 17º atleta que mais vezes vestiu a camisa do Leverkusen.

Segundo brasileiro com mais jogos que defendeu apenas um time na Bundesliga

E não para por aí. Aos 28 anos, Wendell já se tornou um dos jogadores brasileiros com mais história no futebol alemão. Das 250 partidas disputadas pelo Leverkusen, 186 foram pela Bundesliga, fato que o coloca na segunda posição entre os brasileiros com mais jogos que defenderam apenas um clube na história da competição nacional, atrás apenas do já aposentado Dedê (322, pelo Borussia Dortmund).

Já dentre os brasileiros, que, no momento, estão disputando a Bundesliga, nenhum deles está há tanto tempo na Alemanha e nem somam tantas atuações quanto o camisa 18 do Leverkusen. O mais próximo dele é o também lateral Danilo Soares, que já atuou 188 vezes, somando seus jogos pelo Ingolstadt e Bochum, onde está desde 2017.

Confira alguns dados de Wendell pelo Bayer Leverkusen


Estrangeiros com mais jogos pelo Leverkusen

1º – Wendell (Brasil) – 250 jogos

2º – Ioan Lupescu (Romênia) – 234 jogos

3º – Tranquillo Barnetta (Suíça) – 229 jogos


Laterais-esquerdo com mais jogos pelo Leverkusen

1º – Wendell (250 jogos)

2º – Diego Placente (171 jogos)


Brasileiros com mais jogos pelo Leverkusen

1º – Wendell (250 jogos)

2º – Juan (176 jogos)

3º – Zé Roberto (150 jogos)

3º – Paulo Sérgio (150 jogos)

5º – Renato Augusto (126 jogos)


Brasileiros com mais jogos na Bundesliga que atuaram por só um time na competição

1º – Dedê – 322 jogos (Borussia Dortmund)

2º – Wendell – 186 jogos (Bayer Leverkusen)

3º – Josué – 164 jogos (Wolfsburg)


Números gerais de Wendell pelo Bayer Leverkusen

250 jogos

8 gols

15 assistências


Números de Wendell na Bundesliga

186 jogos

7 gols

11 assistências


Números de Wendell na Copa da Alemanha

22 jogos

1 gol

1 assistência


Números de Wendell na Champions League

22 jogos

2 assistências


Números de Wendell na Liga Europa

20 jogos

1 assistência


 




Foto: Bayer Leverkusen / Divulgação - Fonte: Triple

Nenhum comentário: