sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Guilherme Arana vibra com nova convocação para a Seleção Brasileira


Depois de ter sido um dos grandes nomes da Seleção na conquista do ouro olímpico, em Tóquio, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, do Atlético-MG, recebeu mais uma grande notícia, nesta sexta-feira (13/8). O jogador foi convocado por Tite para a rodada tripla das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. O Brasil enfrentará o Chile, dia 2 de setembro, em Santiago. No dia 5, o duelo será com a Argentina, na Arena Corinthians, enquanto no dia 9, encara o Peru, na Arena Pernambuco.

Clique e confira o acerto de Tite na convocação

``Estou feliz demais por tudo o que vem acontecendo na minha vida. No ano passado, tomei a decisão de voltar ao Brasil e consegui me readaptar super bem. Há poucos meses, tive a maior benção da minha vida, que foi a chegada do Guilherminho. Pouco tempo depois, pude realizar um dos meus sonhos como profissional, que era conquistar a medalha de ouro nas Olimpíadas. E, hoje, para coroar o bom trabalho, fui convocado novamente para a Seleção principal. Só tenho que agradecer a ajuda de cada pessoa que trabalha comigo e a todos os funcionários do Atlético-MG. Também aproveito para mandar abraço aos meus familiares, que sempre estiveram ao meu lado, nos bons e, principalmente, nos maus momentos´´, afirmou.

Essa é a segunda vez que Arana é chamado para defender a seleção principal. Em novembro de 2020, o jogador do Atlético-MG ficou no banco de reservas, no triunfo de 2 a 0 sobre o Uruguai, pelas Eliminatórias.

Pelas seleções de base, Arana já soma 17 jogos, incluindo os seis duelos pelas Olimpíadas. Ao todo, o lateral acumula três gols e duas assistências.

Arana vem sendo um dos destaques do Atlético-MG, desde que chegou ao clube, no ano passado. Até aqui, o camisa 13 disputou 70 jogos, marcou nove gols, deu 12 assistências e foi campeão estadual duas vezes. Além disso, foi eleito o melhor jogador da posição no Brasileirão 2020, nos principais prêmios do país: CBF, Bola de Prata e Troféu Mesa Redonda.

Trajetória

Nascido e criado em Sapopemba, bairro da Zona Leste de São Paulo, Guilherme Arana iniciou sua trajetória como jogador no Corinthians, onde atuou por mais de 10 anos, entre divisões de base e time profissional.

Depois de se destacar e conquistar várias taças pelas categorias inferiores, o lateral-esquerdo passou a ser chamado pelo treinador Mano Menezes para integrar algumas atividades do elenco principal, a partir de 2014. No mesmo ano, fez estreia em amistoso contra o Athletico-PR, que marcou a reinauguração da Arena da Baixada e terminou com vitória do Timão pelo placar de 2 a 1.

Na temporada seguinte, ainda pelas categorias de base, Arana foi um dos protagonistas do Corinthians no título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em seguida, foi emprestado ao Athletico-PR, mas, após apenas três jogos pelo Furacão, retornou ao clube de Parque São Jorge a pedido do técnico Tite e fez parte da campanha do título brasileiro.

O lateral participou de 12 jogos daquela competição nacional, não perdeu nenhum (nove vitórias e três empates) e ainda viveu um momento especial ao marcar o seu primeiro gol como profissional, justamente em um clássico contra o Palmeiras, no Allianz Parque, em duelo que terminou 3 a 3.

O grande ano de Guilherme Arana com a camisa do Corinthians, contudo, foi o de 2017. Já como titular absoluto, fez 54 jogos, marcou dois gols, deu 11 assistências e foi fundamental nas conquistas do Campeonato Paulista e do Brasileiro, tanto é que foi eleito o melhor jogador da sua posição em ambas as competições.

Além disso, suas grandes atuações o levaram a ser convocado para defender a seleção brasileira no Sul-Americano Sub-20 de 2017. Arana teve boa participação no torneio, atuando em seis jogos como titular e marcando dois gols. No ano anterior, ele já havia defendido o país na categoria em dois amistosos.

Transferência para o futebol europeu

Após se destacar pelo Corinthians e time canarinho, o jogador despertou o interesse do Sevilla, da Espanha, que investiu na sua contratação, em dezembro de 2017. No clube da Andaluzia, o atleta disputou 25 partidas, sendo 20 como titular, marcou dois gols e deu três assistências.

Emprestado em agosto de 2019 para a Atalanta, o lateral-esquerdo realizou quatro jogos pelo clube italiano antes de acertar seu retorno ao futebol brasileiro para defender o Galo, em janeiro do ano passado.




Foto: Lucas Figueiredo/CBF - Fonte: Triple

Nenhum comentário: