terça-feira, 30 de outubro de 2012

Jogos Indígenas 2012 acontecem no Amapá

O Governo do Amapá realiza entre os dias 23 e 25 de novembro as finais dos Jogos Indígenas 2012, na Aldeia Santa Izabel, município de Oiapoque.
A abertura oficial dos jogos foi realizada em 3 de agosto, com disputas das seletivas em sete polos: Urukauá, BR, Rio Kuripi, Wajãpi, Uaça, Rio Oiapoque e Parque do Tumucumaque. Cerca de dois mil atletas estão competindo nesta edição, com a participação de povos de mais de 100 aldeias e de várias etnias.
As finais serão disputadas em 14 modalidades: Corrida com Tora, Corrida com Jamaxi (uma bolsa de cipó), Cabo de Guerra, Arco e Flecha, Canoagem em Dupla, Zarabatana, Pinturas Indígenas, Subida no Açaizeiro, Contos e Mitos, Pescaria, Natação, Arremesso de Lança, Futebol de Campo, e Corrida Tradicional.
O governo do Estado do Amapá resgatou os Jogos dos Povos Indígenas em 2011, quando a etnia Aruak se sagrou a grande campeã. A realização das competições é um orgulho e uma conquista para os povos originais do Estado, porque valoriza e celebra suas tradições e mantém vivas as manifestações praticadas pelos seus antepassados.
História dos Jogos Indígenas do Amapá

 Na última edição, em 2011, foi possível perceber o potencial integrador da confraternização, que reuniu cerca de cinco mil índios de 10 etnias amapaenses, na aldeia do Manga, próxima ao município de Oiapoque.
Os Jogos Indígenas eram realizados desde 1996, por iniciativa do Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena (ITC) e com o apoio do Ministério dos Esportes. Mas sua realização foi prejudicada.
Depois da retomada em 2011 e da edição deste ano, o governo do Amapá se prepara para organizar os Jogos Nacionais Indígenas, em 2013.


Fonte e foto: Ex-Libris

Nenhum comentário: