segunda-feira, 14 de junho de 2010

Câmara Municipal de Sorocaba discute projeto de lei que beneficia São Bento e Atlético de Sorocaba

Nesta terça-feira, dia 15 de junho, entrará em primeira discussão, na Câmara Municipal de Sorocaba, o Projeto de Lei n. 87/2010, de autoria do vereador Rozendo de Oliveira, que cria contribuição voluntária de munícipe, proprietários de imóveis, pessoas jurídicas do comércio, indústria, serviços e inquilinos, a ser destinada aos clubes de futebol profissional da cidade, Esporte Clube São Bento e Clube Atlético Sorocaba.

Segundo o vereador, a contribuição voluntária consiste em uma taxa mínima de R$ 1,50, inserida na conta de água de cada munícipe que autorizar essa cobrança, sendo que desse valor, 0,5% será destinado para o custeio administrativo, 10% para eventuais dívidas dos clubes com o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e o valor restante repassado pela autarquia ao representante do clube autorizado, pelo titular da conta, a receber a doação.

- A responsabilidade pela captação das autorizações será de cada clube. Essa taxa não será nenhuma imposição, mas uma opção para que o sorocabano contribua com o seu time do coração - explicou o vereador Rozendo.

De acordo com o texto do projeto, “o objeto certo e correto da presente propositura, é mediante contribuição voluntária e autorizada, viabilizar para o orçamento financeiro dos clubes profissionais da cidade, um modelo de arrecadação fixa e continua, por meio de boletos ou conta de água e esgoto, do sistema administrativo do SAAE”.

Conforme Rozendo, há muito tempo a população Sorocaba está impedida de assistir uma partida de futebol, envolvendo times da Primeira Divisão do Campeonato Paulista, principalmente pelas dificuldades financeiras que afetam os clubes locais.

- Temos cerca de 180 mil residências cadastradas no SAAE, se cada uma dessas casas colaborar será um grande incentivo e fonte de receita para os clubes, principalmente para o São Bento, que detém a maior torcida em Sorocaba - afirmou o vereador.

A iniciativa foi uma solicitação da diretoria do Azulão, baseada em um projeto do mesmo formato, existente em Piracicaba e que beneficia o XV de Novembro, equipe de futebol daquela cidade.

- É uma forma dos torcedores, com uma pequena contribuição, poderem ajudar diretamente o São Bento diretamente - disse Luis Augusto Manenti, presidente do E. C. São Bento.

Para o vereador, o projeto beneficiaria não só o São Bento, como também a cidade e toda a população sorocabana.

- Com a torcida colaborando com o clube, as empresas seriam estimuladas a fazerem o mesmo e investirem no desenvolvimento do esporte no município. Assim poderemos ter a cidade gerando talentos e o Azulão novamente despontando entre as grandes equipes paulistas - explicou Rozendo.

Nenhum comentário: