O futebol paulista está virando um balcão de negócios. E o que é pior. Com a conivência e omissão da Federação Paulista de Futebol. Empresários endinheirados estão comprando clubes, mentindo que são apenas gestores, fazendo fusões com outros clubes, que são extintos somente para dar a vaga em divisões superiores ao time que tem mais prestígio e dinheiro. Tudo na calada da noite.
O primeiro caso impactante foi o do extinto Grêmio Prudente. Por divergências políticas, o clube deixou a cidade de Barueri e se transferiu para Presidente Prudente, e virou Grêmio Prudente. E continuou na Primeira Divisão do Paulista e do Brasileiro.
O correto, por ter se transformado em novo clube, era que o Grêmio Prudente passasse a disputar a Quarta Divisão do Paulista. Afinal, Pão de Açúcar e Red Bull Brasil, por exemplo, quando entraram para o futebol profissional iniciaram na última divisão estadual. Assim como o Desportivo Brasil, Brasilis, Paulistinha, entre outras equipes novas.
A omissão da FPF levou outros clubes a utilizarem a mesma tática. A prefeitura de Barueri, após perder o Grêmio Prudente, montou imediatamente o Sport Club Barueri, que deveria iniciar na Quarta Divisão.
Mas com respaldo financeiro dos donos do Sport Club Barueri, o clube comprou o Campinas, que pertencia a dupla Edmar e Careca, que acabou sendo extinto. Por quê? Simples, o Campinas foi extinto para dar a vaga na Terceira Divisão (Série A-3) ao Sport Clube Barueri. Ou seja, na calada da noite, o novo clube garantiu um acesso.
E, nesta segunda-feira, Nelson Lacerda, gestor do Comercial, anunciou o mesmo expediente para garantir, também na calada na noite, o acesso da equipe de Ribeirão Preto da Terceira para a Segunda Divisão (Série A-2).
Como o Comercial pretende driblar a lei? Simples. O Grupo Leão e Leão, de Ribeirão Preto, comprou o Votoraty, da cidade de Votorantim, investiu pesado e a equipe subiu da Terceira para a Segunda Divisão, além dem conquistar o título da Copa Paulista, e disputar em 2010 a Copa do Brasil.
Mesmo com o sucesso do Votoraty, o empresário anunciou a extinção do Votoraty. Ele tirou o clube de Votorantim, levou para Ribeirão Preto, e anunciou que uniria ao Olé Brasil, que disputa a Quarta Divisão, para fazer o Ribeirão Futebol Clube e disputar a Segunda Divisão, na vaga do Votoraty.
Mas os empresários do Olé Brasil e Votoraty se uniram ao gestor do Comercial e mudaram os planos pensando exclusivamente no dinheiro. O Olé Brasil continuará na Quarta Divisão, enquanto o Votoraty vai se juntar ao Comercial para virar um novo clube: Comercial Ribeirão Futebol Clube, mas com com o msmo distintivo, cores e hino. Uma vergonha!
O verdadeiro Comercial Futebol Clube pedirá licença na FPF e será extinto. O Comercial Ribeirão Futebol Clube entra em seu lugar e fica com a vaga do Votoraty na Segunda Divisão. Ou seja, o que a equipe não conseguiu em campo está fazendo nos bastidores, com muito dinheiro dos empresários em jogo. Pobre futebol paulista.
Pretos Novos Parte II Final. Rio de Janeiro RJ.
Há 17 minutos
Um comentário:
Isso ae ademar, chega dessa pouca vergonha triste é ver que os meios de comunicação com mais expressao tratam isso como normal falta gente pra solta o verbo ai!!!
uma palavra só
VERGONHA
E.C Xv de Novembro de Piracicaba quase 97 anos de historia e de GLORIAS, XV O VERDADEIRO DONO DO ACESSO DA A3 EM 2010!!
XV_BRUNO
Postar um comentário