terça-feira, 30 de dezembro de 2014

De volta de Portugal, Guto Ferreira aposta no sucesso da Ponte Preta em 2015

O técnico Guto Ferreira, da Ponte Preta, voltou ao Brasil nesse final de semana - após o estágio que fez no Porto, comandado pelo treinador Julen Lotepegui – já com as baterias recarregadas e animado para começar o ano de 2015 no comando da Macaca. Ele avalia a experiência em Portugal como extremamente positiva, ressaltando que não viajou atrás de nenhuma fórmula mágica.

``O estágio serviu para fortalecer ideias que já tinha, não fui atrás de receita de bolo, até porque a cultura do futebol português e mesmo do europeu não equivale à nacional. Só que existem modelos de jogo, maneiras pelas quais se consegue mais intensidade na partida e situações táticas nas quais eles têm caminhos que são interessantes e podem ser aproveitados´´, diz.

Guto conta ainda que identifica semelhanças nos perfis do clube lusitano e da Macaca.

``O estágio lá foi momento de busca de ideias que possam me servir e por isso fui a um clube que em relação à Ponte tem muita similaridade, investimento mais baixo que as principais potencias europeias e concorre de igual pra igual pra todos, tendo conquistado a Liga dos Campeões. Isso porque faz captação qualificada, metodologia de trabalho bem elaborada e política de futebol que traz resultado expressivo. É isso que ocorre na Ponte, onde temos realidade economicamente inferior e buscamos fazer diferencial técnico, tático, metodológico, para fazer a diferença e chegar lá´´, frisa.

Enquanto esteve em Portugal, Guto assistiu às partidas entre Porto x Shakhtar (1 a 1), Penafiel 2 x 0 Nacional de Madeira (Guto trabalhou no Penafiel) e o clássico Porto 0 x 2 Benfica.

``Não assisti a Roma e Milan por pouco, pois acabamos chegando em cima da hora e os poucos ingressos que tinham estavam muito caro, a 200 euros cada. Então vi este na televisão mesmo, alternando com o do Real Madrid´´, conta.

O treinador da Macaca conta que ficou bem impressionado com o planejamento do Porto.

``Nos mais diversos setores, o nível de planejamento e organização são fantásticos, e os resultados que eles colhem são fruto de tudo isso´´, ressalta Guto, que mesmo de longe continuou acompanhando a reformulação do elenco ponte-pretano no Brasil.

O treinador que neste ano levou o time de volta a série A do Brasileiro finaliza enfatizando mais uma vez que viu muita coisa na Europa, mas que só pretende utilizar caminhos que entende serem viáveis dentro do seu trabalho, sem adotar modismos.

``Não quero nada de oba-oba, meu trabalho tem como objetivo o resultado, por meio da simplicidade, e é isso que queremos. Na segunda-feira (5/1) estaremos de volta a milhão para fazermos grande ano de 2015´´, prometendo o treinador da Macaca.




Fonte: assessoria de imprensa da Ponte Preta

Nenhum comentário: