segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Falta um ponto para o Ituano festejar o acesso à Série B


O líder Ituano construiu vitória histórica no estádio da Curuzu, em Belém, pela quarta e antepenúltima rodada dos quadrangulares decisivos da Série C do Campeonato Brasileiro. Venceu, com sobras, o Paysandu por 4 a 1, jogando bem e aplaudido por torcedores do rival que ficaram até o final do jogo.

Só no segundo tempo o jogo durou 85 minutos, após paralisação de 34 minutos. Léo Duarte abriu o placar aos nove minutos do primeiro tempo, após tabela com Tiago Marques. O artilheiro Tiago Marques fez o dele após receber assistência de João Victor, que marcou dois gols. O último já nos acréscimos após boa jogada de Fernandinho.

Clique aqui e confira como foi a rodada da Série C

Foi uma partida com todos os ingredientes de decisão, de mata mata ou de acesso.

``O Ituano fez grande jogo, que vai entrar para a história do clube. Não é fácil enfrentar o ambiente na Curuzu, tanto que vimos que aconteceu durante o jogo. O Ituano foi competente, fez jogo muito forte taticamente. Os atletas de parabéns e cumpriram religiosamente tudo que foi traçado. Conseguimos anular todas ações do Paysandu, que só teve como alternativa bolas alçadas na nossa área. Fizemos mata mata com o Paysandu e saímos com seis pontos´´, disse o técnico Mazola Júnior, que chegou a 60 jogos no comando do Ituano.

Clique aqui e confira como está a classificação da Série C

A vitória não significou título, classificação matemática e nem o acesso confirmado. Mas deixa a equipe a um ponto da Série B em 2022.

O primeiro lance de emoção da partida foi já no primeiro gol do Ituano.

``Foi lance rápido, onde tive a leitura de fechar o passe por dentro. O Mazola pediu para não ficar mano a mano com o lateral, mas o lance estava desenhando que ele iria tentar e consegui fechar o passe, me antecipei recuperando a bola. Toquei para o Tiago, que entendeu o meu raciocínio e me devolveu rápido. Dominei e já chutei para fazer o gol´´, explicou Léo Duarte, que marcou seu segundo gol nesta Série C.


O gol com nove minutos de jogo desestabilizou o adversário e abriu o caminho da vitória.

``Claro que nós esperávamos ganhar o jogo, mas naquele momento surpreendemos e o jogo ficou para nós´´, afirmou o jovem Léo Duarte, que saiu lesionado antes do intervalo para a entrada do veloz João Victor.

Coube a João Victor, com sua característica, confirmar a boa partida do Ituano. Logo no início da segunda etapa, ele recebeu longo lançamento e partiu em velocidade. O zagueiro não conseguiu interceptar e o goleiro foi driblado por João Victor, que fez 2 a 0.

Três minutos depois, o lance se repetiu com outro protagonista. João Victor, na saída do goleiro, rolou para o artilheiro Tiago Marques fazer 3 a 0, aos 12 minutos do segundo tempo.

O placar de 3 a 0 provocou alguns aplausos de torcedores e revolta de outros, que invadiram o campo. A Polícia Militar do Pará foi rápida e eficiente, conseguindo evitar tumulto maior. Mesmo assim, o jogo ficou paralisado por 34 minutos, com as duas equipes correndo para os vestiários.

O árbitro Jefferson Ferreira de Moraes, de Goiás, permaneceu no gramado e com a situação controlada chamou de volta a campo os dois times. O Paysandu retornou com duas alterações e diminuiu a diferença logo no primeiro ataque. Mas a diferença dos dois times em campo seguiu igual e o Ituano ainda fez o quarto gol nos acréscimos.

Antes Fernandinho entrou no lugar do artilheiro Tiago e quase fez um golaço por cobertura, em chute de longa distância. No gol que sacramentou a vitória, Fernandinho recebeu o lançamento pela esquerda e partiu em velocidade. Ele tocou no meio para João Victor, que tirou o marcador e fechou o placar em 4 a 1.

Foi a quinta vitória do Ituano em 11 jogos fora de casa nesta Série C. E a mais simbólica.

``O Ituano encontrou forma de jogar e está mantendo regularidade, que destaca o próprio grupo. Saí um e entra outro que está no banco e o ritmo continua o mesmo. A pegada na marcação e a intensidade do jogo. O mérito todo é do trabalho e competência dos meninos. Quase na totalidade dos jogos o Ituano foi melhor que os adversários. Estamos sendo recompensados pela regularidade na competição´´, afirmou Mazola Júnior.

Uma vitória que ficará marcada na carreira de todos. Em especial do jovem Léo Duarte, de 22 anos, revelado nas categorias de base do Ituano.

``Quando subi para o profissional tinha como meta conquistar alguma coisa que repercutisse para mim e fosse algo maior para o Ituano. Estamos a um passo de conseguir o objetivo que é o acesso para a Série B novamente´´, disse o jovem que começou na base aos 14 anos.





Fonte e foto: assessoria de imprensa do Ituano

Nenhum comentário: