sexta-feira, 18 de maio de 2012

Audax completa oito anos

O Audax São Paulo Esporte Clube completou oitos anos de existência na última quinta-feira (17/5). O time do Real Parque – Morumbi - foi fundado no dia 17 de maio de 2004. Veja um pouco da história do clube.

A partir do dia 17 de julho de 2011, no jogo de estréia da Copa Paulista, o Pão de Açúcar Esporte Clube (PAEC) entra em campo com novo nome, escudo e uniforme. O clube passa a se chamar Audax. A mudança parte com o objetivo de aproximar o time ainda mais dos torcedores.

Nos primeiros anos, disputou seus jogos no Estádio Hermínio Espósito, em Embu das Artes. Depois de passagens pelo Estádio do Pacaembu e Rua Javari, atualmente manda seus jogos no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo (campo do Nacional).

No ano de 2006, o clube firmou uma parceria com o Juventus, para disputar a Primeira Divisão do Campeonato Paulista, ficando com a oitava colocação da competição. No ano seguinte, a equipe participou da Série B (Quarta Divisão) do Campeonato Paulista, organizado pela Federação Paulista de Futebol, como Pão de Açúcar Esporte Clube.

A primeira partida oficial dos profissionais do clube foi no dia 7 de abril de 2007, contra o Jabaquara, empatando em 2 a 2, gols de Wellington e Denílson. Neste mesmo ano, o clube também participou pela primeira vez da Copa São Paulo de Futebol Júnior, além de ter conseguido chegar até as finais do Campeonato Paulista Sub-15 e 17.

Em 2008, foi campeão paulista da Série B (Quarta Divisão) do estadual, garantindo acesso à Série A-3 (Terceira Divisão). No mesmo ano, a equipe Sub-17 sagrou-se campeã paulista. No ano seguinte ficou entre os quatro primeiros e subiu para a Série A-2 (Segunda Divisão).

Atualmente disputa a Série A-2 (Segunda Divisão) do Campeonato Paulista. No segundo semestre de 2012, novamente sob o comando do técnico Antônio Carlos, o clube disputará a Copa Paulista.

AUDAX ENTRA EM CAMPO

O nome escolhido mostra mais aderência com os conceitos do futebol como esporte que representa uma paixão nacional.

``O nome Audax remete ao seu significado em latim: audacioso, ousado, arrojado e corajoso – atributos que marcam grandes esportistas e gestores´´, explica Fernando Solleiro, presidente do clube.

Esses valores são compartilhados pelo time que tem como meta disputar as principais divisões do futebol nacional. Além de chegar à elite, a equipe busca ocupar uma posição relevante entre os torcedores.

``Se não formos o time principal, que sejamos a segunda opção no coração dos brasileiros´´, declara Solleiro.

A mudança do nome ocorre oito anos após o lançamento do projeto social que levou à criação do time de futebol. Desde 2003, o clube forma e prepara atletas. Os jogadores são incentivados a finalizar o curso superior e aos que não atendem aos requisitos para atuarem profissionalmente como atletas profissionais, tem a oportunidade de trabalharem no próprio clube ou no Grupo Pão de Açúcar.

``O Audax continuará formando jogadores´´, afirma José Carlos Brunoro, diretor executivo de futebol do Audax.

Entre os atletas que já passaram pelo clube, o diretor destaca o volante Paulinho, do Corinthians; o zagueiro Bruno Uvini, do São Paulo; o lateral esquerdo Juninho, do Palmeiras; o atacante Bruno Andrade, do Sint Truiden, da Bélgica; entre outros talentos.

``O nome vai mudar, mas o espírito de time campeão vai continuar brilhando pelos campos do Brasil e do mundo´´, enfatiza.

PROGRAMA SUPERBOLA

Em 25 de junho de 2003, foi lançado o programa social SuperBola e que deu origem ao Audax. Idealizado por Abilio Diniz, presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar, Fernando Solleiro, presidente do Audax e José Carlos Brunoro, diretor executivo do Audax, a ação social teve como foco de atuação, meninos carentes de 13 a 17 anos, com oportunidades de desenvolvimento na área educacional e esportiva. Realizado em São Paulo, o programa elegeu como pilares a carreira no futebol e no varejo.

A seleção inicial foi feita através de um campeonato de futebol. Batizado de SuperCopa e dividido por fases. A pré-condição para a participação da seleção e dos programas era que o jovem estivesse matriculado em uma instituição de ensino. Uma equipe de “olheiros” composta por ex-craques de futebol, fazia a seleção dos meninos durante a realização das peneiras e dos campeonatos. Em sua primeira edição, realizada no ano de 2003, a SuperCopa contou com a participação de mais de 72 mil inscritos para 70 vagas disponíveis.

ESTRUTURA AUDAX

O Centro de Treinamento Audax, situado no bairro Real Parque - Morumbi, em São Paulo, possui mais de 50 mil m² e conta com quatro campos de futebol com medidas oficiais, arquibancada, campo de futebol society, alojamentos, departamentos de fisiologia, fisioterapia, departamento médico, salas de estudo e recreação, piscina aquecida, auditório e rouparia.

Os atletas que integram as equipes de futebol têm assistência médica e odontológica, seguro de vida, aulas de inglês, ajuda de custo para aqueles que não são profissionais, vale-transporte para aqueles que não residem no centro de treinamento. Os garotos que moram no centro de treinamento são matriculados em escolas públicas próximo ao CT e dispõem de vans para levá-los e buscá-los nas escolas.

Nenhum comentário: