quarta-feira, 23 de maio de 2012

Ituano completa 65 anos e planeja construir CT

Há 65 anos era fundado pelos funcionários da Estrada de Ferro Sorocabano de Itu, a Associação Atlética Sorocabana com as cores azul e vermelho. Somente em 1955 o time disputou seu primeiro campeonato oficial pela Federação Paulista. Jogou até 1966 os campeonatos da Terceira e Quarta Divisões, em alguns anos alternados.

Na época o clube utilizava o estádio Souza Lima, local onde atualmente jogam as categorias sub 15 e sub 17 no Paulista. Somente a partir de 1978, já sob o nome de Ferroviário Atlético Ituano e depois com as cores atuais, a equipe voltou a disputar os campeonatos da Federação.

O Ferroviário Atlético Ituano iniciou a subida no futebol paulista pela Quinta Divisão e chegou a Primeira Divisão em 1989, quando conquistou o título. Já estreou divisão principal com o nome atual de Ituano Futebol Clube. Depois foi campeão Paulista em 2002 e no mesmo ano conquistou a Copa Paulista. Em 2003 venceu o Campeonato Brasileiro Série C, subindo para a Série B.

Antes deste período de conquistas, o Ituano revelou em 1992 seu principal jogador em 65 anos de história. Juninho Paulista, que 10 anos depois conquistou o pentacampeonato mundial pela Seleção Brasileira.  Antes disso, ele havia faturado a Libertadores e o Mundial de Clubes com a camisa do São Paulo.

Depois de encerrar a carreira internacional, Juninho Paulista retornou ao Ituano, onde assumiu a gestão profissional se despediu do futebol no próprio clube no Campeonato Paulista 2010. São três anos de administração com o firme propósito de estruturar o clube, fortalecer as categorias de base e colocar novamente o Ituano na disputa dos títulos.

``O balanço que faço é positivo. Claro que podia estar melhor. Tinha esta expectativa. De qualquer forma diminuímos as dívidas do clube, com a ajuda da Prefeitura, modernizamos o estádio Novelli Júnior e recuperamos a categoria de base´´, afirmou Juninho Paulista, que promete novidades.

``Tenho conversado com alguns setores e a realização do centro de treinamento próprio está muito próximo de acontecer. Vamos continuar progredindo com os pés no chão e passos firmes´´, contou Juninho Paulista.

Nenhum comentário: