quarta-feira, 30 de maio de 2012

São Bernardo disputa seis jogos na Itália e retorna invicto

A excursão do time júnior do São Bernardo Futebol Clube à Itália termina nesta quarta-feira (30/5), mas os resultados obtidos pela equipe ficarão para a história. Em seis amistosos disputados em território italiano, desde o dia 19 de maio, o Tigre do ABC obteve cinco vitórias e um empate, em seis jogos disputados.

Logo na chegada, a equipe comandada pelo técnico Edson Boaro goleou o Feralpi Saló por 4 a 0. Em seguida, nova goleada por 4 a 1, contra o Lumezzane, e vitória por 3 a 1 sobre o Cremonese. Em um jogo duro, o Bernô derrotou o tradicional Sampdoria por 1 a 0, empatou com o Brescia por 2 a 2 e goleou o gigante Internazionale por 3 a 0.

O time que disputou os jogos é formado em sua maioria por jovens talentos que estiveram nas duas últimas Copas São Paulo de Juniores pelo Tigre e atualmente integram também a equipe do Grêmio Esportivo Mauaense, equipe parceira do São Bernardo Futebol Clube e que disputa a Quarta Divisão do Campeonato Paulista. Quatro atletas formados nas escolinhas de futebol da Prefeitura também estiveram na Itália: o zagueiro James, o meia Alex e os atacantes André e Jhonatan.

``Foi uma experiência extremamente importante. Nosso objetivo era abrir portas no exterior e nosso time foi muito elogiado. Esses jovens atletas jogaram contra times importantes e mostraram o melhor´´, afirma o presidente do São Bernardo, Luiz Fernando Teixeira.

A equipe retorna ao Brasil nesta quinta-feira (31). No segundo semestre, o time comandado pelo técnico Edson Boaro vai disputar a Copa Paulista, que garante ao campeão uma vaga na Copa do Brasil de 2013.

Projeto Tigrinho - As escolinhas de futebol da cidade receberam o nome de Projeto Tigrinho em 2009, em uma parceria inédita entre o São Bernardo Futebol Clube e a Prefeitura de São Bernardo do Campo. Atualmente, mais de seis mil crianças e adolescentes entre 9 e 16 anos integram as equipes em 35 campos espalhados pela cidade.

Além dos treinamentos, o projeto oferece palestras sobre higiene bucal, orientação sexual, violência, drogas, meio ambiente, uso racional da água e sustentabilidade, entre outros temas. A iniciativa alia treinamento com orientação social para complementar a formação da consciência do jovem, que deve obrigatoriamente estar matriculado na escola e obter boas notas.

Os atletas que tiverem bom desempenho dentro de campo podem ser aproveitados nas categorias de base do São Bernardo Futebol Clube. Na categoria juvenil, por exemplo, 60% dos garotos são oriundos do Projeto Tigrinho. No infantil, esse número sobe para 80% e atinge sua totalidade no sub 13. Na última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, torneio mais importante das categorias de base do País, quatro jogadores do Tigre que atuaram pela equipe começaram a carreira no futebol por meio do projeto.

``O projeto nos ajuda muito. Em parceria com a Prefeitura, temos seis mil meninos da periferia da cidade. Você não precisa buscar atletas fora e ter gastos com alimentação e alojamento, por exemplo´´, afirma o supervisor técnico e treinador da equipe, Edson Boaro. ``Dos 130 atletas que temos na categoria de base, 90% são formados em São Bernardo´´, completa.

Os  interessados em participar das aulas podem obter mais informações pelos telefones 4126-2800 e 4330-8155 ou no site www.saobernardofc.com.br, no link “categorias de base”.

Resultados da viagem à Itália

22/5 – São Bernardo 4 x 0 Feralpa Saló (profissional – Série C1)

25/5 – São Bernardo 4 x 1 Lumezzane (categoria de base – Série C1)

28/5 – São Bernardo 3 x 1 Cremonese (categoria de base – Série C1)

28/5 – São Bernardo 1 x 0 Sampdoria (categoria de base – Série B)

29/5 – São Bernardo 2 x 2 Brescia (profissional – Série B)

30/5 – São Bernardo 3 x 0 Inter de Milão (categoria de base – Série A)

Nenhum comentário: