terça-feira, 16 de junho de 2020

Elenco do Novorizontino realiza testes do coronavírus

Na última segunda-feira (15/6), cumprindo todas as normas do Ministério da Saúde, e seguindo o protocolo elaborado pelos médicos dos 16 clubes da Série A1 do Campeonato Paulista, foram realizados os testes PCR-RT, para o coronavírus nos atletas, comissão técnica e funcionários do Novorizontino. Hoje estão sendo feitos exames de sorologia.

``Seguindo o protocolo dos clubes e FPF, iniciamos os testes. Primeiro foram realizados testes de PCR-RT, e depois de sorologia para ter maior assertividade nos resultados. O Novorizontino se coloca pronto para dar o próximo passo, que é o treinamento individualizado dos atletas. Estamos seguindo todas as normas, o protocolo, para dar continuidade nos trabalhos, quando for permitido´´, disse o presidente Genilson da Rocha Santos.

O médico do Novorizontino, Gustavo Rodrigues, explicou como funciona cada um dos testes do coronavírus.

``O PCR-RT é considerado padrão ouro no diagnóstico da Covid-19, cuja confirmação é obtida através do RNA do vírus. Preferencialmente, uma amostra obtida através do raspado da nasofaringe (passagem do nariz à garganta). Já a sorologia, diferente do PCR-RT, verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção dos anticorpos igA, igM e igG, em pessoas que foram expostas à Covid-19´´, explicou o médico.


Os atletas estão na expectativa pela volta, mas cientes de que o retorno deverá ser feito com cautela, seguindo todas as normas.

``É alegria poder voltar ao clube e rever meus companheiros. O mais difícil nesses quase 100 dias parado foi segurar a ansiedade de voltar a fazer o que mais gostamos e sabemos fazer, que é jogar futebol. É momento de felicidade, mas também de muita responsabilidade, por conta do momento que estamos vivendo´´, disse o volante Adilson Goiano.

``Ansioso demais para a volta, para fazer o que eu mais gosto, mas espero voltar com todos do grupo bem, com saúde, para juntos desempenharmos bom futebol. Faz bastante tempo que não trabalhamos com bola, em grupo, então fico um pouco ansioso para começar´´, disse o lateral esquerdo Paulinho.




Fonte: assessoria de imprensa do Novorizontino

Nenhum comentário: