sábado, 7 de abril de 2012

Locomotiva encara Audax na Arena da Fonte


Quando a bola rolar neste sábado (7/4), às 18h30, na Arena da Fonte, em Araraquara, vai começar a caminhada final da Ferroviária na busca do acesso à Primeira Divisão do Campeonato Paulista. A Locomotiva enfrenta o Audax, em casa, na abertura da fase decisiva que vai definir as quatro equipes que subirão à elite do futebol no Estado em 2013.

No palco da partida, o time grená está invicto, sendo a único clube que não foi derrotado em seus domínios na etapa classificatória. A equipe fez nove jogos, obtendo sete triunfos e dois empates. Sob o comando do técnico Ito Roque, a AFE vem de seis vitórias consecutivas, atuando em casa.

Além disso, a Ferroviária tem a defesa menos vazada da competição, já que Everton, único atleta a participar de todos os confrontos, sofreu apenas 17 gols. O retrospecto eleva o moral do grupo para o quadrangular final.

``Foram dois grandes pilares da nossa campanha até aqui. Agora é outro campeonato, mas não resta dúvida, que diante da estreia na Arena, esses números alimentam ainda mais a confiança do elenco´´, analisou o atacante Jobinho.

Na próxima quinta-feira, dia 12, a Ferroviária completa 62 anos de fundação, dos quais 40 o time passou na Primeira Divisão. O atual elenco e a comissão técnica sabem que o acesso fará com que o atual elenco fique eternizado na história do clube.

``Há muitos atletas com títulos e conquistas na bagagem. Todos têm discernimento da representatividade da AFE para a cidade e, para os muitos torcedores espalhados pelo Brasil. Luta não irá faltar, para que sejamos lembrados no futuro pelo grupo que recolocou a Locomotiva nos trilhos´´, frisou o capitão Júlio César.

Desde que foi rebaixada em 1996, a Ferroviária havia disputado a fase final da Série A-2 apenas em 2008. Quatro anos depois, os afeanos voltam a brigar por uma vaga na elite, e um araraquarense pode conduzir a AFE para um marco nas seis décadas de existência do clube.

``Sabemos o peso da camisa grená e a proporção disso tudo. O nome da equipe é falado em todo o país e também no exterior. Talvez, por isso, os jogadores tenham assimilado a importância e o significado desse projeto´´, pontuou Ito Roque, ex-meia da Locomotiva no final da década de 80.

A base do time não deve ser muito diferente daquela que vinha atuando. Na zaga, Rafael Dias que passou por cirurgia em um dos dedos da mão, está praticamente garantido. Caso não jogue, Daniel Melo será o substituto. A baixa fica por conta do lateral-esquerdo Alex Cazumba, que continua sentindo um incomodo muscular. Em função disso, para não arriscar perder o atleta no restante do quadrangular, Tatá volta a ser titular no setor.

A dúvida da comissão técnica está no ataque, uma vez que ele aprovou o desempenho de Ricardinho na partida frente ao Red Bull. O atacante disputa o posto com Jobinho.

Na primeira fase da competição, quando se encontraram no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo, a partida terminou empatada por 0 a 0. Na ocasião, Ito Roque fez seu segundo jogo no comando do time.

``Estava conhecendo os atletas, mas o resultado na oportunidade não deixou de ser positivo. Agora é outra situação. O time já tem um padrão de jogo definido e esperamos estrear com pé direito´´, destacou.

Para Fabrício Carvalho, vice-artilheiro da competição, o possível acesso seria algo indescritível.
``O retorno da AFE à Série A-1 me completaria nesse momento da minha carreira´´, enfatizou o atacante.

O adversário da AFE é orientado pelo ex-zagueiro Antônio Carlos Zago e conta com o artilheiro do certame, já que Rafael Martins possui 12 gols, dois a mais do que o afeano Fabrício Carvalho. Fundado em 2004 com o nome de Pão de Açúcar Esporte Clube, o agora Audax detém grande estrutura e almeja o acesso inédito à elite do mais disputado estadual do país.

Segundo Antônio Carlos, os planos da equipe não devem parar por aí: o pensamento é fazer com que o time, sediado na capital paulista, possa angariar mais torcedores para crescer e ser tornar mais conhecido.

``O objetivo é fazer com que o Audax se torne a quinta força em São Paulo´´, analisou o comandante, que deseja posicionar a equipe, atrás do trio de ferro (Corinthians, Palmeiras e São Paulo) e da tradicional Portuguesa.

Mesmo com planos ambiciosos, o diretor de futebol da equipe, José Carlos Brunoro, disse que a segunda fase da A-2 será distinta e terá os times num patamar semelhante.

``Agora é uma etapa diferente. Assim como nós, os demais integrantes do nosso grupo alternaram bons e maus momentos na disputa. Nestes jogos vão prevalecer a concentração e os pontos somados fora de casa´´, esclareceu Brunoro.

Ferroviária x Audax

Local: estádio Arena da Fonte, em Araraquara-SP
Data: 07/04/2012
Horário: 18h30 horas
Arbitragem: Marcelo Prieto Alfieri (árbitro); Fabrício Porfírio de Moura (assistente 1); Daniel Lopes Neto (assistente 2)

Ferroviária:Everton; Lucas Silva, Rafael Dias (Daniel Melo), Carlinhos e Tatá; Júlio César, Felipe Blau, Tatuí e Bruno; Fabrício Carvalho e Ricardinho (Jobinho). Técnico: Ito Roque

Audax: Rafael Costa; Diogo Garcia, Ibson, Héverton e Romário; Luan, Francis, Danilo, Fabiano (Diego Medeiros) e Rafinha (Alex Afonso); Rafael Martins. Técnico: Antônio Carlos Zago.

Nenhum comentário: