sábado, 12 de novembro de 2022

Carlos Pimentel segue no comando do Ituano no Paulistão, Copa do Brasil e Série B de 2023


O Ituano bateu na trave na luta pelo cobiçado acesso ao grupo de elite foi futebol paulista em 2022. Chegou na última rodada da Série B lutando para subir com o Vasco, que acabou ficando com a última vaga. O belo trabalho foi reconhecido pelo diretoria. Tanto que Carlos Pimentel assinou o contrato até o final de 2023 e seguirá como treinador do Galo de Itu.

Com 63% de aproveitamento em 24 jogos e 13 vitórias no total, Carlos Pimentel terá pela frente o Paulistão, a Copa do Brasil e o Brasileiro Série B.

EVOLUÇÃO

Desde a temporada de 2019, o Ituano tem demonstrado evolução. Depois de disputar quatro Brasileiros Série D durante a década passada, chegando próximo ao acesso duas vezes, o clube finalmente conseguiu subir para a Série C sob o comando do técnico Vinicius Bergantin.

Em 2020, ano da pandemia e do retorno à Série C, o Ituano foi bem na primeira fase e se classificou para a fase final, brigando pelo acesso até a última rodada. No ano passado, sob o comando do Mazola Júnior, o Galo de Ituano conseguiu o acesso na última rodada e ainda disputou o título de campeão, trazendo a segunda partida da final para o Novelli Júnior.

Com 55% de aproveitamento, foi campeão na Série C. Nesta temporada, o Ituano além de se classificar para as quartas de final do Paulista, terminou na quinta posição, melhor colocação desde o título Paulista de 2014, ainda conquistou o Troféu do Interior e a vaga para a Copa do Brasil do próximo ano.

Com elenco experiente e motivado pela boa campanha do Paulista, fez campanha irregular no primeiro turno da Série B, mas se reencontrou no segundo turno já sob o comando do técnico Carlos Pimentel. Com 64% de aproveitamento, foi campeão do returno, conquistando 11 vitórias em 19 rodadas. Chegou na última rodada brigando pelo acesso.

``A sensação de trabalho nestes quase quatro meses é de muito orgulho e respeito por estes atletas. E gratidão que vai durar para sempre. Fui privilegiado de poder ter debutado na profissão com estes atletas, que nunca se furtaram de aceitar e abraçar a causa. Fizemos campanha histórica no Ituano. O que foi feito é muito grande. E serve de alicerce para 2023´´, comentou Carlos Pimentel.

A campanha da Série B deste ano é a mais vitoriosa do Ituano em 19 participações de Campeonatos Brasileiros nas três divisões. Foram 15 vitórias do Ituano em 38 rodadas, um recorde. O ataque marcou 42 gols, sendo o terceiro mais positivo das 19 participações.

Jogando no Novelli Júnior, o Ituano quebrou a invencibilidade do Bahia, venceu o Sport por 4x1, e buscou o empate contra os grandes Grêmio e Cruzeiro. Foram 10 vitórias dos 19 jogos em casa. Sendo oito vitórias só no segundo turno. A campanha de 37 pontos e 64% de aproveitamento no returno, deu a condição do time chegar na última rodada brigando pelo acesso contra o Vasco, que jogou pelo empate.


Mesmo com expulsão aos quatro minuto e 1 a 0 desfavorável no placar, o Ituano equilibrou as ações e esteve mais próximo do empate do que de levar o segundo gol do Vasco.

``Saímos com 64% de posse de bola. Com um jogador a menos, ultrapassar 430 passes com eficácia de 83%, mostra a grandeza dos jogadores. Falei no vestiário que o choro da derrota, é proporcional porque lá dentro de campo eles sentiram que foram melhores. Era possível vencer. Isso dói mais. Ninguém pode apagar o que eles fizeram. A justiça no futebol não é tão simples e o jogo tem sua história. Desempenho e resultado às vezes andam juntos. Mas não necessariamente. O desempenho do Ituano foi melhor que o do Vasco. Respeitando o rival e os profissionais, principalmente o Jorginho, que tenho muito respeito´´, explicou Pimentel.

O crescimento do Ituano desde 2019 também ficou evidenciado nesta temporada nas arquibancadas. Se no acesso para a Série C a média de público foi de 1.298 torcedores, no ano passado, depois da pandemia, a média com o título da Série C foi de 2.823. Nesta Série B subiu para 2.955 torcedores, atingindo o ápice neste jogo com o Vasco com mais de 14 mil torcedores. Um público que não era atingido há nove anos.

Com boas participações do Ituano no Paulista e com os dois acessos no Brasileiro, o público de Itu e região está retornando ao Novelli Júnior. A ascensão do clube em todos os setores está sendo testemunhada pelo Carlos Pimentel, que trabalhou em 2009 e retornou ao clube justamente no início desta nova fase.

``Voltei do Japão e fui contratado em janeiro de 2019. O Ituano vivia outro mundo. Disputava a Copa Paulista e não tinha calendário nacional. Fiz parte em diversas funções. Preparador físico, auxiliar técnico e agora treinador. Evolução na instituição. Por mais que você se prepare, você não tem controle. Não sabe se vai acontecer, ou quando vai acontecer. Quando você tem a convicção e respaldo da gestão, a troca maravilhosa. Tinha me preparado para dizer que tinha escrito o capítulo mais bonito da história. Não me preparei para não subir. Acreditei no acesso. Vamos potencializar o que fizemos de bom. Reajustar a rota porque temos que tirar proveito e aprendizado daquilo que poderia ser melhor. O Ituano é sensível a isso. Vamos continuar minimizando erros, somar forças, já temos alicerce. E que a gente reforce para sermos tão competitivos como fomos nesta temporada´´, finalizou.








Fonte e foto: assessoria de imprensa do Ituano

Nenhum comentário: