quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Cinco curiosidades históricas sobre a Copa do Mundo


A Copa do Mundo de futebol acontecerá entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro no Catar. Além de reunir 32 seleções, o evento - que é um dos maiores do planeta - é transmitido para o mundo todo. Segundo estimativas da FIFA, os jogos deste ano devem impactar 5 bilhões de pessoas, sendo considerado o esporte mais popular que existe. 

Para o professor de História Carlos Gregório dos Santos Gianelli, do Marista Escola Social Lucia Mayvorne, estudar a história das copas ajuda a compreender processos históricos correlatos.

``Esses elementos ajudam a entender como a sociedade daquele período em questão enxergava a si mesmo e se projetava além de perceber diversos elementos culturais de cada copa, isso inclui a escolha das músicas, do mascote até o comportamento das  torcidas em cada edição´´, reforça.

Já para o professor da mesma disciplina do Colégio Marista Criciúma, Luiz Fernando de Carlo, para que a competição chegasse a esse impacto e nível de público muitas coisas mudaram.

``Por exemplo, na primeira edição realizada no Uruguai em 1930, já se pensava em um evento como esse, porém a Primeira Guerra Mundial acabou bloqueando a iniciativa´´, ressalta.

Assunto dentro e fora da sala de aula

Além do álbum de figurinhas e da preparação para assistir aos jogos do Brasil, as curiosidades em torno da Copa do Mundo também se tornam assunto dentro da sala de aula. 

``Este ano temos alguns elementos novos como a época em que será realizada, devido ao forte calor que faz no mês de julho quando geralmente ocorre o evento,  além de ser a primeira Copa realizada no Oriente Médio. O Catar tem uma história de formação bem diferente dos países que foram sede até então, sendo governado pela mesma dinastia desde o final do século XIX. Trazer elementos como esse podem auxiliar o professor a estimular os alunos a enxergarem a Copa do Mundo em perspectiva diferenciada´´, relata Carlos.

Enquanto os atletas se preparam para entrar em campo, os professores de História separaram cinco curiosidades sobre o evento: 

1) O mundo sem Copa

As edições dos anos de 1942 e 1946 foram canceladas devido aos conflitos da Segunda Guerra Mundial.

``Muitos jogadores que representavam heróis para as suas nações na disputa dos campeonatos a cada quatro anos foram transformados em soldados e atuaram nos conflitos´´, reforça o professor Luiz Fernando. 

2) De olho na telinha

A televisão, muito utilizada atualmente para acompanhar a Copa do Mundo, começou suas transmissões em 1954. Mas no Brasil só foi possível assistir aos jogos em 1970. Naquele ano o campeonato foi transmitido em preto e branco em quase todas as regiões brasileiras. 

3) A união dos dois povos

Da ocupação à redenção, a Copa de 2002 no Japão e da Coréia do Sul trouxe o antigo invasor japonês de volta ao território ocupado da Coreia, unindo dois inimigos numa mesma festa.

4) A primeira Copa na África

A Copa de 2010, na África do Sul, marca o primeiro grande evento no continente africano, mostrando a alegria do povo africano.

5) Uma cidade construída para a Copa

Entre os acontecimentos que marcam o evento deste ano, está a construção de uma cidade inteira para a receber a final da Copa do Mundo. Lusail custou em média US$ 45 bilhões, e foi projetada para ser uma cidade com tecnologias de energia solar, refrigeração de algumas áreas e monitoramento de tráfego. 


 

Nenhum comentário: