sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Raphinha comemora primeira convocação para a Seleção Brasileira


O dia 13 de agosto de 2021 nunca mais será esquecido por Raphinha. Isso porque o jovem jogador, de apenas 24 anos, recebeu com muita festa o seu primeiro chamado na carreira para defender a Seleção Brasileira principal. Um dos grandes destaques da ótima campanha do Leeds United na última temporada, o meia-atacante foi convocado por Tite para a rodada tripla das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

O Brasil enfrentará o Chile, no dia 2 de setembro, em Santiago. No dia 5, o duelo será com a Argentina, na Neo Química Arena, em Itaquera, enquanto no dia 9, irá encarar o Peru, na Arena Pernambuco.

Clique aqui e confira a convocação de Tite

``Estou sem palavras para descrever a minha felicidade. Eu saí do Brasil bem cedo e não tive a oportunidade de jogar profissionalmente no país, mas nunca escondi o meu desejo de vestir a camisa da nossa seleção. Quem me acompanha sabe o quanto eu venho trabalhando duro e, hoje, meu sonho se realizou, pois fui convocado. Agradeço a todas as pessoas que sempre estiveram ao meu lado e a cada profissional que me ajudou durante a minha carreira. Agradeço, também, a todos os clubes que defendi e que acreditaram no meu futebol. Sem vocês, nada disso seria possível´´, vibrou Raphinha.

``Agora, preciso seguir bem focado e trabalhando firme no Leeds porque a Premier League começa neste final de semana e temos grandes objetivos pela frente´´, acrescentou o jogador, que, ex-número 18, passará a vestir a camisa 10 dos Pavões Brancos na temporada.

Raphinha deixou o futebol brasileiro cedo, sem sequer ter atuado profissionalmente em seu país, para brilhar na Europa. Primeiramente, em Portugal, pelo Vitória de Guimarães e Sporting. Depois, na França, onde foi fundamental para que o Rennes terminasse o Campeonato Francês 2019/20 com a melhor campanha de sua história, na terceira colocação, e disputasse a fase de grupos da Liga dos Campeões pela primeira vez . E, mais recentemente na Inglaterra. Ele chegou ao Leeds United a pedido do técnico Marcelo Bielsa e foi um dos responsáveis pela bela campanha dos Pavões Brancos logo em seu primeiro ano na terra da rainha.

Protagonista logo em sua primeira temporada na Premier League

Raphinha encerrou sua primeira temporada no Campeonato Inglês com 30 partidas, seis gols e nove assistências. Com isso, foi o maior garçom do Leeds e o brasileiro com mais passes decisivos no torneio, à frente dos compatriotas, como Firmino (7) e Matheus Pereira (6). No ranking geral, ficou na sexta posição.

Já os seis gols anotados, deixaram o meia-atacante em quinto lugar no ranking de maiores goleadores do time na Premier League, atrás de  Moreno (7), Jack Harrison (8), Stuart Dallas (8) e Patrick Bamford (17).

Além disso, Raphinha finalizou a Premier League com a excelente marca de 15 participações diretas em tentos, o que representa uma a cada duas atuações. No elenco, só ficou atrás de Jack Harrison (oito gols e oito assistências) e Patrick Bamford (17 gols e sete assistências).

Carreira

Natural de Porto Alegre, Raphinha deixou o Brasil muito cedo. Na infância, o meia-atacante passou pelas escolinhas de Internacional, Grêmio, Porto Alegre, EC 2014, de Viamão, Audax e Imbituba até chegar ao Avaí. No Leão da Ilha, foi promovido das categorias de base para os profissionais durante o ano de 2015, mas, ainda antes de fazer a sua estreia no time principal, foi para o futebol português.

Primeiramente, chegou ao Vitória de Guimarães para integrar o time B. Após quatro meses, porém, já estava no grupo principal, onde, depois de uma primeira temporada de adaptação, explodiu em 2017/18, quando foi o artilheiro do elenco, com 18 gols em 43 jogos.

Pelos Conquistadores, foram 22 bolas na rede e 13 assistências em 85 jogos. Sua velocidade e técnica, principalmente com a perna esquerda, chamaram a atenção do Sporting, então comandado por Jorge Jesus. Raphinha não chegou a trabalhar com o ex-treinador do Flamengo, mas, mesmo assim, se destacou bastante pelos Leoninos. Em pouco mais de uma temporada, foram nove gols, cinco passes decisivos e dois títulos: a Copa da Liga e a Taça de Portugal.

O bom desempenho técnico, aliado aos ótimos números, fizeram com que o Rennes o contratasse para a temporada 2019/20. Na França, o brasileiro chegou com status de uma das maiores contratações da história do clube. E correspondeu. Com oito gols e seis assistências em 36 partidas, Raphinha foi fundamental para a classificação do Rubro-Negro à fase de grupos da Liga dos Campeões pela primeira vez na história do clube. E no início da segunda temporada pela equipe, vinha sendo peça-chave na ótima campanha do time.

No Leeds United, Raphinha manteve a boa fase dos últimos anos, ajudando um dos clubes mais tradicionais da Inglaterra, a terminar a sua temporada de retorno à Premier League na nona posição e o sistema de jogo da equipe foi bastante elogiado pelos jornalistas.




Fonte: Triple

Nenhum comentário: