sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Copa do Mundo 2022 - lugares para conhecer no Catar


A partir de novembro, o Catar será o centro das atenções no mundo inteiro. Essa pequena nação islâmica, localizada no Oriente Médio, vai ser a sede da Copa do Mundo 2022. Serão 32 seleções disputando a taça em belíssimos estádios futuristas, em cidades pontilhadas de arranha-céus ultramodernos e mesquitas seculares.

Para quem vai ao Catar acompanhar nossa seleção durante os jogos do torneio, o Conexão123, plataforma de incentivo a experiências de viagens da 123milhas, escolheu atrações imperdíveis para além dos estádios de futebol.

De visita a museus de arquitetura deslumbrante a um tour de compras por Doha, a capital do país, há muito o que fazer no Catar. A maioria das atrações turísticas se concentra em Doha e no seu entorno, como as dunas que cercam a cidade, além da região litorânea, pontuada por resorts de luxo.

Com o advento da Copa do Mundo 2022, o Catar se preparou para receber os visitantes que chegarão ansiosos para conhecer seus principais pontos turísticos, sendo um dos destaques a ampla e confortável rede hoteleira.


Com isso em mente, foram escolhidos cinco lugares para visitar em Doha entre uma partida e outra da Copa do Mundo. São atrativos que representam a história e a cultura desse país árabe e que não podem faltar em um roteiro para lá.

Museu Nacional do Catar

O Museu Nacional do Catar é a manifestação física da orgulhosa identidade do país, conectando a sua história com seu presente diversificado e cosmopolita. O belo edifício foi projetado pelo arquiteto Jean Nouvel, que se inspirou no cristal rosa do deserto, encontrado no solo do Catar.

Lá os visitantes aprendem sobre as origens do país e a formação de suas primeiras cidades, com o museu mapeando a história e o progresso do território ao longo dos séculos. As exposições combinam objetos históricos e influências contemporâneas, abrindo um diálogo sobre o impacto das mudanças no mundo atual.

O museu abre de sábado a quinta-feira, das 9h às 19h, e sexta-feira, das 13h30 às 19h. O valor da entrada é 50 rials, a moeda do país (no câmbio atual, cerca de R$ 70). 


The Pearl Qatar

O Pearl Qatar (foto acima) é uma ilha artificial, com quase 4 milhões de metros quadrados. Foi o primeiro território do Catar a estar disponível para propriedade plena de estrangeiros. Banhado pelo Mar Arábico, está localizado perto do prestigiado distrito de West Bay, em Doha. 

Apresentando marinas em estilo mediterrâneo, torres residenciais, vilas e hotéis, a área também oferece uma experiência de compras luxuosa, com boutiques de designers famosos e showrooms de marcas como Ferrari. A ilha também abriga restaurantes descolados e se destaca por suas praças e amplos espaços para pedestres.

Souq Waqif

Tradicional mercado em Doha, o Souq Waqif é formado por um emaranhado de lojas, restaurantes e pequenos negócios, onde são vendidos desde roupas tradicionais e especiarias até artesanato e lembranças de viagem.

Era lá que os beduínos, habitantes nômades do deserto, iam para trocar seus animais de criação por outros produtos. Além da rua principal, é recomendado explorar o labirinto de becos e vielas para encontrar lojas com artigos únicos como tecidos e temperos típicos daquela região.

O comércio por lá funciona das 8h às 12h30 e das 15h às 22h. Os melhores horários para visitar o mercado são a manhã e o fim da tarde, para evitar os períodos de calor intenso. A maioria dos restaurantes abre o dia inteiro, das 8h até meia-noite, e alguns funcionam 24 horas por dia.


Katara Cultural Village

O Katara Cultural Village (foto acima) é um complexo de cultura e entretenimento árabe localizado à beira-mar. A vila, inaugurada em 2010, tem o objetivo de se tornar um centro mundial de projetos multiculturais. Por lá há teatros, salas de concertos, galerias, além de instalações com restaurantes e até clubes de praia.

Entre os destaques do Katara Cultural Village estão a Opera House, sede da Orquestra Filarmônica do Catar, o Museu de Selo Postal Árabe, a Academia de Música do Catar e um lindíssimo anfiteatro a céu aberto.

Construído em formato de ferradura, ele está aberto para o Golfo Pérsico, bem em frente ao enorme calçadão que circunda a faixa de areia da praia. A Praia de Katara oferece diversos beach clubs exclusivos, alguns até com cabanas fechadas com vidro, para curtir o lugar com muita exclusividade. 

Museu de Arte Islâmica

Inaugurado em 2008, o Museu de Arte Islâmica (MIA) rapidamente se tornou um cartão-postal de Doha. O MIA foi projetado pelo aclamado arquiteto Ieoh Ming Pei, responsável pela ampliação do Louvre de Paris e sua pirâmide de vidro. 

O museu possui o maior acervo de arte islâmica do mundo, contando cerca de 1.400 anos de história em três continentes. São esculturas, pinturas, mosaicos, tapetes, joias e porcelanas de países como China, Malásia, Uzbequistão, Nigéria, além do próprio Catar.

O complexo está localizado no Corniche, um belo calçadão à beira-mar, próximo a outros pontos turísticos de Doha, como o Museu Nacional do Catar e o Souq Waqif, e foi construído em uma ilha artificial destinada exclusivamente para ele.

O horário de funcionamento do museu é de sábado a quinta-feira, das 9h às 19h, e sexta-feira, das 13h30 às 19h. O ingresso custa 50 rials (no câmbio atual, cerca de R$ 70).







Fonte: Conexão123, plataforma de notícias e dicas da 123milhas


Nenhum comentário: