segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Série A patrocinada: casas de apostas podem influenciar partidas de futebol?




No início deste mês, o Athletico anunciou a Betsson como sua nova patrocinadora. Assim, todos os 20 clubes na série A do Brasileirão possuem parcerias com casas de apostas - em 2021, apenas um time não teve patrocínio do tipo. 

Já em relação à Série B do campeonato, uma análise feita pelo Odds Scanner indica que apenas um time não possui uma parceria do tipo atualmente, o Tombense-MG.

Confira a seguir a relação de times e patrocinadores dessa temporada:

Série A:

América-MG - PixBet

Athletico - Betsson

Atlético-GO - Amuleto Bet

Atlético-MG - Betano

Avaí - PixBet

Botafogo - Blaze

Bragantino - NetBet

Ceará - Betcris

Corinthians - galera.bet

Coritiba - Dafabet

Cuiabá - Luck Sports

Flamengo - Pixbet

Fluminense - Betano

Fortaleza - Betcris

Goiás - Pixbet

Internacional - Estrela Bet

Juventude - Pixbet

Palmeiras* - Betfair

Santos - Pixbet

São Paulo - Sportsbet.io

* A Betfair é parceira do Palmeiras apenas no feminino


Série B:


Bahia – Casa de Apostas.com

Brusque - Esporte365

CRB – Estrelabet

CSA – B1.BET

Chapecoense – Pixgold.net

Criciúma – Betfast.io

Cruzeiro – Pixbet

Grêmio – MrJack.bet

Guarani – Pixbet

Ituano – Pixbet

Londrina - Bet77

Náutico - Betnacional

Novorizontino - Betfast.io

Operário-PR - Dafabet

Ponte Preta - Pixbet

Sampaio Corrêa - Betsul

Sport - Betnacional

Vasco da Gama – Pixbet

Vila Nova - Betnacional


Além disso, o levantamento do Odds Scanner aponta que o Brasil supera qualquer outro país quando o assunto é patrocínio desse tipo de companhias - na Liga Portugal, 16 times de um total de 18 possuem um patrocinador do tipo. 

Confira a seguir as ligas com mais patrocínios de casas de apostas:


1 - Brasileirão Série A (Brasil): 20 de 20 clubes

2 - Liga Portugal (Portugal): 16 de 18 clubes

3 - Premier League (Inglaterra): 8 de 20 clubes

4 - Ligue 1 (França): 6 de 20 clubes

5 - Liga Profesional (Argentina): 6 de 28 clubes


Casas de apostas podem influenciar partidas de futebol?

Com o aumento da presença dos sites de apostas esportivas no país e, cada vez mais, dentro dos gramados por meio de patrocínios, existe crescente preocupação entre torcedores brasileiros de que essas companhias possam começar a influenciar os resultados dos jogos.

Um exemplo disso pode ser observado no Rio Grande do Sul. No final de julho, um jogo entre o Farroupilha e o Bagé, da 3ª divisão do Campeonato Gaúcho, terminou em 7 a 0 para o clube bajeense. Após a partida, Igor Padilha, jogador do Farroupilha, fez postagem anunciando o desligamento do clube, sugerindo que o jogo havia sido vendido. 

A postagem, apesar de apagada, criou alvoroço nas redes sociais, e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) protocolou no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) um pedido de abertura de inquérito disciplinar desportivo para investigar a partida.

Enquanto o marketing dos sites de apostas cresce no Brasil, no Reino Unido a situação muda drasticamente. O governo britânico está revisando o conjunto de leis aplicáveis a estas companhias e deve proibir, a partir da temporada de 2023/24, patrocínios na frente das camisas dos clubes. Até o momento, 14 dos 20 clubes da Premier League não se mostraram contrários à medida.

``No Brasil, o setor das apostas esportivas começou a crescer recentemente, após a legalização em 2018, de forma que é improvável que comece a desacelerar tão cedo no país´´, afirma Gonçalo Costa, CEO da Odds Scanner. “O que é possível, no entanto, é que o Brasil se inspire em países que já convivem há tempos com apostas e implemente rapidamente um conjunto de leis que observe também publicidade dessas companhias, principalmente no âmbito esportivo, de forma a evitar qualquer suspeita de influência nos jogos de futebol´´.






Fonte: https://oddsscanner.com/br/

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