segunda-feira, 20 de julho de 2020

Ituano fará jogo de número 500 no Paulistão


O Ituano vai reabrir o Campeonato Paulista 2020 nesta quarta-feira (22/7), às 16h30, no Canindé, contra a Ferroviária, pela 11ª e penúltima rodada da primeira fase. E será jogo histórico por dois motivos. Pela volta da competição após quatro meses de paralisação por causa da pandemia do novo coronavírus. E por ser o jogo de número 500 do Galo de Itu na Série A1 desde 1990, quando fez sua estreia na Primeira Divisão.

O primeiro jogo foi há 30 anos em 2 de janeiro, no estádio Novelli Júnior, em Itu. Empate sem gols com o Novorizontino. O treinador José Teixeira mandou a campo Vlamir; Valdir, Edson Oliveira, Maxwell e Ari; Ezequiel, Zé Carlos e Roberto Ramos (Amaral); Romeu, Nívio e Delém. O público foi de 3.354 torcedores.

O centésimo jogo do Ituano demorou três anos e aconteceu em 1993. O jogo 200 aconteceu somente 10 anos depois, em 2003. Depois de seis anos aconteceu o 300, em 2009. O jogo 400 foi no ano da conquista do título, em 2014. Foram necessários 26 Paulistas para chegar a marca histórica de 500 jogos na Série A1.

O Paulista deste ano esperou mais de quatro meses para retornar.

``Foi momento muito difícil. O profissionalismo dos atletas, da comissão técnica e de todos que fazem o futebol do Ituano, com o comprometimento de todas as partes minimizaram os prejuízos da preparação. Cumpriram todas as orientações e protocolos. Isto facilitou o retorno aos treinos presenciais há 20 dias. Claro que há dificuldade maior de voltar a ter contato com a bola e o condicionamento ao jogo. Mas os atletas voltaram com muita vontade e cabeça focada no retorno do campeonato´´, comentou o técnico Vinicius Bergantin.

O meia Gabriel Taliari concorda.

``Foi período difícil. Ninguém tinha passado por situação como essa. Temos que ressaltar o trabalho de todos os profissionais do Ituano que passaram os trabalhos para fazermos em casa. Não é a mesma coisa no campo. Cumprimos com o que foi determinado e só descansamos nos finais de semana nestes quatro meses. Mas foi muito difícil. Desde quando comecei a jogar futebol com 12 anos nunca fiquei tanto tempo parado´´, afirmou.

Com 10 pontos em 10 jogos, o Ituano está em quarto no grupo C. Na classificação geral, está na 13ª posição. Na frente de apenas três clubes. Ponte Preta, Botafogo e Água Santa. O time precisa de uma vitória para garantir a permanência na Série A1 em 2021.

``O primeiro objetivo é buscar a vitória saindo desta posição incomoda. Agora uma coisa está ligada a outra. Vencendo os dois jogos que faltam há chances matemáticas de classificação. Se ela não vier, teremos a disputa do Troféu do Interior. E também já estaremos nos preparando para a Série C´´, explicou Vinicius Bergantin, que completou no mês passado três anos no comando do Ituano.

Nestes 10 jogos até aqui, apenas dois atletas jogaram todas as partidas. O volante Serrato e o meia Gabriel Tagliari, que ajudou o time com dois gols e uma assistência. Assim participou de três dos oito gols que o Ituano marcou.

``A gente sempre procura melhorar. Temos objetivos no clube. Estamos brigando para fugir das últimas colocações e ainda temos chances matemáticas de classificação. Vamos no jogo com a Ferroviária com o pensamento de vitória. Se puder aumentar meus números será bom. Mas o mais importante é ajudar o Ituano a conquistar a vitória´´, ressaltou.






Fonte e foto: assessoria de imprensa do Ituano

Nenhum comentário: