quarta-feira, 22 de julho de 2020

Museu do Futebol debate a participação de atletas trans no esporte profissional


A presença de atletas transgêneros no esporte profissional é tema da live que o Museu do Futebol realiza nesta quinta-feira (23/7), às 19 horas. Enquanto o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQI+ no mundo, tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo um projeto de Lei que estabelece o sexo biológico como único critério para definição de gênero em competições esportivas, o que, na prática, proibiria pessoas trans de ingressar em categorias esportivas profissionais no Estado.


Estes e outros desafios da inclusão serão tratados no encontro, que terá a participação do antropólogo Wagner Xavier, do jogador profissional Marcelo do Nascimento Leadro e da advogada Niara Aun Kryvcun, com mediação do jornalista João Abel, autor do livro 'Bicha! Homofobia Estrutural no Futebol'.

A transmissão acontece no Facebook e no YouTube do Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. O evento tem apoio Itaú, patrocinador do Museu do Futebol por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Para assistir, acesse:

No Youtube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/

No Facebook: https://pt-br.facebook.com/museudofutebol/


Saiba mais sobre os participantes:

Wagner Xavier é pós-doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos, dedica-se a investigar gênero e sexualidade no mundo dos esportes. Também é membro efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

Marcelo do Nascimento Leandro é atleta profissional de futebol, tricampeão de futsal pela seleção feminina brasileira e campeão da Copa América de futebol feminino.

Niara Aun Kryvcun é mulher trans, advogada e presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB-HORTOLÂNDIA.

A mediação ficará por conta de João Abel, social media do jornal O Estado de S. Paulo e autor do livro 'Bicha! Homofobia Estrutural no Futebol'.



Sobre o Museu do Futebol
O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.


O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

#CulturaEmCasa - A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.

O Museu do Futebol tem 15 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.



MUSEU DO FUTEBOL NA INTERNET

Jogos e conteúdo educativo: educar.museudofutebol.org.br

Visita virtual Google Street View:  https://url.gratis/Is0pb

Google Art & Culture –

https://www.museudofutebol.org.br/pagina/exposicoes-virtuais

Banco de dados do Centro de Referência do Futebol Brasileiro:

http://dados.museudofutebol.org.br/

Medium: https://medium.com/museu-do-futebol

YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/



PARCEIROS DO MUSEU

Um grande desafio para o Museu do Futebol é sua sustentabilidade. Parcerias são essenciais, pois ampliam sua atuação e levam a cultura e a educação a mais pessoas. 

O Itaú é seu patrocinador. Seus parceiros de responsabilidade social são: Lojas Torra, EMS Farmacêutica, Banco Safra, Pinheiro Neto Advogados, Verde Asset, Grupo Luminae Energia e Andra Materiais Elétricos. Tem a Rádio CBN, Revista Piauí, UOL, Revista Cult, Dinamize e Guia da Semana como parceiros de mídia.

O Museu do Futebol conta com as Lei Federais de Incentivo ao Esporte e à Cultura e com o ProAC/ICMS.

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