segunda-feira, 13 de julho de 2020

Técnico Claudinei Oliveira analisa preparação do Botafogo para retomada do Paulistão


É verdade que o Botafogo, de Ribeirão Preto, saiu atrás nos preparativos para a retomada do Campeonato Paulista, no dia 22 de julho. A equipe ainda teve nove jogadores com COVID-19 no retorno às atividades. E não conseguiu treinar com bola desde 1º de julho porque a cidade estava na zona vermelha pela pandemia e a prefeitura não libertou o estádio Santa Cruz.

Mas, também é verdade, que a diretoria do Botafogo, mais uma vez, foi lenta para tomar decisões que favorecessem os jogadores e a comissão técnica. Apesar dos percalços, e de reclamar de algumas decisões da Federação Paulista de Futebol, com a anuência dos demais 15 participantes do Paulistão, o técnico Claudinei Oliveira promete recuperar o tempo perdido para escapar do rebaixamento.

Confira a entrevista coletiva concedida pelo comandante do Pantera:


Prejuízo pela pandemia

De maneira geral todos os clubes terão problemas pelos quase quatro meses que ficaram parados. Nunca aconteceu isso. Geralmente nos 30 dias férias os jogadores disputam partidas de futevôlei, peladas de final de ano e fazem algumas atividades físicas. Agora só treinaram online. Prejuízo grande e o nível dos jogos na retomada do Paulistão será muito abaixo. Jogos totalmente diferentes. Lógico que vou cobrar intensidade dos atletas do Botafogo, mas difícil eles conseguirem nos dois próximos jogos.

Menos dias para treinamentos


Essa situação o Botafogo teve perda em relação aos demais adversários. Todos estão desde o dia 1º de julho treinando com bola e nós ficamos esperando autorização da prefeitura de Ribeirão Preto. Só neste final de semana fomosiberados. Gera prejuízo grande na preparação. Mas não adianta ficar preocupado e reclamando. Precisamos fazer o melhor nesse momento difícil. Não adianta lamentar. Vamos queimar etapas, deixar a preparação física de lado e treinar com bola. Precisamos minimizar o prejuízo. Não adianta passar recado negativo que vamos perder os jogos. É fazer melhor possível e vencer!

Injustiças na volta do Paulistão


Falar em injustiça no meio de cenário pandemia é difícil. Vão ter argumentos a favor e contra o retorno do Paulistão. Da maneira que foi feita houve inversão de valores. Dizem que o Botafogo não se preparou adequadamente. Penso ao contrário. Fizemos tudo certo. Seguramos quase todo o elenco enquanto outros liberaram atletas. Acreditamos que o regulamento seria mantido e fomos prejudicados. Outros clubes ficaram três meses sem pagar o elenco. Bota pagou e agora os outros clubes podem inscrever 10 a 12 jogadores diferentes, que nem estavam na lista inicial. Quem sou eu para julgar? Não podemos ter muleta para fracasso e ficar reclamando. Vamos trabalhar com convicção para sair situação incomoda e sair da zona do rebaixamento

Reforços

Decisão não cabe só mim, cabe a diretoria do Botafogo. Não sabemos se o clube vai inscrever novos atletas ou se reforços chegarão somente para a Série B. A direção vai tomar melhor decisão para o Botafogo.

Jogadores recuperados de COVID-19

Esses atletas tiveram perdas consideráveis ficando 14 dias sem participar dos treinamentos. Foram nove jogadores no elenco do Botafogo e alguns titulares, que não vou citar os nomes. Será que eles suportar 90 minutos nos dois jogos que faremos? Terei cinco substituições e preciso tomar decisão certa. Um jogador que só pode me entregar 60 minutos de fôlego vale começar com ele no time titular ou guardar para o segundo tempo. A resposta somente com a sequência de treinamentos

Nova zaga

Sem o Didi, que era titular e deixou o Botafogo (foi para o Guarani) não defini quem entra no time, o Jordan ou Reginaldo. Disputa está aberta. Eles são bons no jogo aéreo e vou escolher somente com o passar dos treinamentos.

Onde jogar se Santa Cruz for vetado?

Não temos definição. É tudo muito recente. Atropelado. Antes do dia 27 de julho não poderia ter jogos no Interior. Agora pode ter jogo. Coletivas do Governo do Estado de São Paulo diziam que quem mandava era ciência. Mas, de certa forma, a ciência não manda tanto. Um dia fazem o protocolo e no outro o futebol já volta dia 22. Se não puder jogar na fase amarela o Botafogo vai mandar seu jogo na Grande São Paulo, o que favorece o Guarani que está mais próximo da Capital. Quem sabe uma cidade mais próxima. Eu prefiro jogar no Santa Cruz, onde o Botafogo tem 100% no meu comando.

Preocupação com a saúde

Preocupa a volta do futebol em relação a nossa família. Veja em Santa Catarina onde acredito que o protocolo não seja tão inferior ao nosso. Foram 14 casos de COVID-19 no mesmo clube (Chapecoense). Na NBA jogadores vão jogar na quadra da Disney até acabar a competição. Aqui o jogador vai para casa e faz compra no mercado para a família. Claro que quando começar o Paulistão vai seguir o protocolo e ficar concentrada. Mas até lá isso não vai acontecer. E se algum clube tiver a infelicidade de testar cinco positivos antes do início do Paulistão. E os atletas que tiveram contato com eles. Não tem segurança 100%. Não podemos comparar com a Europa, onde a pandemia estava controlada, com número de casos diminuindo. Aqui em São Paulo temos números ótimos na Capital e ruins no Interior. Sem coerência. Mas não sou eu que vou consertar mundo!

Montar time titular

Temos de montar o time e fazer acontecer. Nenhuma equipe fará jogo-treino. Vamos queimar etapas e apostar na entrega de todos. Todos se dedicando ao máximo. Os jogadores estão doloridos por causa da longa inatividade. Mas os números do nosso elenco são bons e ninguém está reclamando de trabalhar no calor de Ribeirão Preto. Torcedor precisa nos dar voto de confiança. Razão do torcedor é o Botafogo e não o Claudinei ou os jogadores. Vamos nos fechar. Quem vai resolver a situação do Botafogo está aqui. 90% elenco está aqui. Não são quatro trocas que vão mudar história do Botafogo. Torcida precisa nos incentivar. Depois pode criticar se entender que for merecido, mas não vamos pré-julgar os atletas. Todos terão a chance de recuperar a história do Botafogo.

Buscando forças

Vamos nos fortalecer. Não podemos esperar coisas de fora. É nos fechar e esperar dificuldades pela frente. Superar! Vejam o Fluminense. Mesmo com um mês a menos de preparação em relação ao Flamengo, jogou muito bem e foi campeão da Taça Rio nos pênaltis. Depois, extenuados, fizeram outro bom jogo no último domingo contra o Flamengo, na decisão. Temos de buscar forças dentro de cada um. Ninguém vai nos ajudar. Vamos resolver por nós mesmos.


Esquema diferente

Durante a pandemia fiz curso na CBF de jogo ofensivo. Foi enriquecedor. Sempre aprendendo, buscando alternativas. Mas é difícil apostar em algo diferente em jogo decisivo. Na Série B virei com ideias novas. Vínhamos de bons jogos e boas performances. Teremos alternativas. Vou estudar adversários. Jogar em cima do Guarani e Red Bull Bragantino, com ajustes para levarmos vantagem. Decisão não se joga, se ganha!

Rebaixamento

Escaparemos somando quatro pontos. Com 11 pontos nunca ninguém caiu. E com 12 pontos teremos tranquilidade. Objetivo é buscar os seis pontos, mais com quatro definimos a nossa permanência. A responsabilidade é de todos no Botafogo, será sempre dividida e compartilhada. Sucesso e fracasso dividimos. As pessoas aqui tem perfil de assumir responsabilidades. Botafogo manteve elenco, empregos e voltará ao Paulista. Nada foi feito de errado e estamos tranquilos.

Nenhum comentário: