quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Pelo título da Série A3, Velo Clube confia em retrospecto para superar EC São Bernardo


Já com vaga garantida na Série A2 (Segunda Divisão) de 2021, Velo Clube (mascote acima) e EC São Bernardo decidirão, em melhor de duas partidas, o título do Campeonato Paulista da Série A3 (Terceira Divisão). 

O jogo de ida acontece na sexta-feira (13/11), às 17 horas, no Estádio Benito Agnelo Castellano, o Benitão, em Rio Claro. A volta acontece na segunda-feira (16/11), às 15 horas, no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Se houver empate agregado depois de 180 minutos, o campeão será conhecido após cobranças de pênaltis.

Na semifinal, o Velo Clube passou pelo favorito Noroeste com empate por 0 a 0, em Rio Claro, e vitória por 2 a 1, em Bauru. Já o Vovô do ABC eliminou o Comercial com duas vitórias pelo mesmo placar - 3 a 1 em Ribeirão Preto e 3 a 1 em São Bernardo do Campo.

Lembrando que o Galo Vermelho retornará à Série A2 depois de quatro anos, desde que foi rebaixado para Série A3 em 2017. Naquela oportunidade, seis clubes foram rebaixados na Série A2 e o Velo Clube terminou a primeira fase na 15ª posição, com 23 pontos, mesma pontuação da Votuporanguense (14º), que permaneceu. 

Já o Velho Bernô não disputa a principal divisão de acesso do Paulistão há 31 anos, tendo sido sua última participação em 1989, quando a Série A2 se chamava Divisão Especial.

Rivalidade

Pelo título inédito, o Velo Clube se apoia em retrospecto positivo para superar o EC São Bernardo. Rivais desde 1991, as equipes se enfrentaram oficialmente 11 vezes, com retrospecto amplamente favorável ao Galo Vermelho. Foram seis vitórias, quatro empates e uma derrota.

A única derrota para o Alvinegro do ABC foi na primeira fase da competição atual. Com gols de Victor Sapo e Willian Bigode, o Cachorrão venceu o Rubro-verde, de virada, por 2 a 1, em pleno Estádio Benitão, pela 11ª rodada. Lucas Duni fez o gol do Galo Vermelho.


Goleada velista

A maior goleada do confronto aconteceu na Série A3 de 2019, quando o Velo Clube foi ao ABC e bateu o EC São Bernardo por 4 a 0, no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo. Os gols foram marcados por Léo Santos (2), Anderson Brito e Vinicius Santos.



Fonte: Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

Nenhum comentário: