segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Diego Alves torna-se o goleiro que mais defendeu pênaltis na Espanha

Um brasileiro entrou para a história da Liga da Espanha. Diego Alves tornou-se o goleiro que mais defendeu pênaltis na principal competição daquele país. Eram 43 minutos do primeiro tempo. O Valencia vencia o Atlético por 3 a 1 diante de 50 mil pessoas no estádio Mestalla, no último sábado (4/10), pela sétima rodada da competição. Em disputa dentro da grande área, a bola tocou no braço do lateral Gaya, e o árbitro marcou a penalidade máxima contra o time da casa.

Guilherme Siqueira se habilitou para a cobrança. Nem o pedido de última hora do artilheiro Mario Mandzukic fez com que o lateral brasileiro mudasse de ideia. Mas a tarefa do camisa 3 não seria nada fácil. Diante dele, Diego Alves, 27 anos, 1,88m, 15 defesas em 34 cobranças desde junho de 2007, quando desembarcou em território espanhol. E o lance teve desfecho bem conhecido. Diego conversou com o cobrador, voltou para a linha do gol, esperou o apito, gingou para os lados e caiu para o canto direito. Não houve rebote.

``O que eu falei para o Siqueira? Não posso contar, é coisa de goleiro (risos). Ele é excelente cobrador. A defesa foi demais pelo ambiente e circunstâncias. Um gol do Atlético poderia mudar o rumo do jogo. O estádio estava quase em silêncio, só algumas vaias para o Siqueira. De repente foi aquela explosão quando agarrei a bola. Tremia tudo, dava para perceber´´, relata o camisa 1.

Ao parar Siqueira na primeira derrota do Atlético na temporada, Diego Alves igualou a marca de Cañizares. Ambos defenderam 13 pênaltis na Liga da Espanha. Ninguém conseguiu tanto nos 30 anos da competição organizada pela Liga de Futebol Profissional (LFP). Foram 31 cobranças contra o brasileiro, sendo que ele levou apenas 16 gols, porque um chute foi no travessão e outro para fora.    

``Procuro ficar concentrado e relaxado, passar tranquilidade. É guerra psicológica. Quem estiver melhor preparado, vence. Tem um pouco de tudo: estudo do adversário, condicionamento físico para dar a explosão no salto, leitura do enquadramento de quem vai chutar. E dose de intuição também vem bem´´, explica o camisa 1, que tem números ainda melhores quando somadas outras competições: 16 defesas em 36 penalidades.

Atrás de Diego Alves e Cañizares, aparecem Palop, com 12 defesas; Sanchéz, com 11; Casillas, Valdés e Franco, com 10. Com mais quatro anos de contrato pelo Valencia, o brasileiro terá tempo para isolar-se no primeiro lugar e aumentar a diferença em relação aos demais colegas de posição.

Números de Diego Alves na Espanha
Total: 35 cobranças | 16 defesas, 01 para fora e 01 no travessão

Defesas por clubes
Almería: 18 cobranças | 10 defesas, 01 para fora e 01 no travessão
Valencia: 17 cobranças | 06 defesas

Defesas por competições
13 Liga da Espanha
01 Liga dos Campeões da Europa
01 Liga Europa
01 Copa do Rei





Fonte: TXT

Nenhum comentário: