sábado, 17 de outubro de 2020

Em seu retorno ao futebol profissional, Araçatuba desafia tabu contra América no Adhemarzão


O Araçatuba (mascote acima) recebe o América na manhã deste domingo (18/10), às 10 horas, no Estádio Municipal Adhemar de Barros, o Adhemarzão, na cidade de Araçatuba, pela primeira rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da Quarta Divisão Sub-23, a popular Segundona ou Bezinha. As duas equipes fazem parte do Grupo 1, ao lado de Andradina, Bandeirante, de Birigui, e Tanabi.

A partida marca o retorno da Associação Esportiva Araçatuba - AEA - aos gramados por competiçoes oficiais depois de quatro anos de inatividade. Sua última participação foi pela primeira fase da Bezinha 2016, quando a equipe ficou na lanterna do Grupo 2, chave que era composta por Atlético Araçatuba, Bandeirante, Inter de Bebedouro, José Bonifácio, Tanabi,  XV de Jaú,  além do próprio América, o adversário deste domingo.

Fundada em 1972, o time canarinho da região noroeste do estado paulista, que já disputou o Paulistão por oito temporadas, entre 1992 e 2000, tenta acesso à Série A3 (terceira divisão), competição que participou pela última vez no ano de 2007.


Já o América (mascote acima), que conta com 44 participações na primeira divisão (Série A1), vem para sua sexta temporada na quarta divisão na tentativa de regressar à Série A3, divisão que disputou pela última vez em 2014.

Pela Quarta Divisão de 2019, o Mecão não passou da primeira fase, ficando na lanterna do Grupo 1, com apenas oito pontos em 12 jogos, apenas 22,2% de aproveitamento.

Retrospecto

Rivais desde 1992, Araçatuba e América se enfrentaram por competições oficiais em 18 oportunidades, sendo 10 pelo Paulistão. O retrospecto favorece a equipe alvirrubra de São José do Rio Preto. Foram nove vitórias, contra cinco da AEA, além de quatro empates.

Tabu

A última vitória do Canário sobre o América foi há 19 anos, por 1 a 0, no Estádio Teixeirão, em São José do Rio Preto, pelo segundo turno da Série A2 (segunda divisão) de 2001. Já o último triunfo sobre o rival rio-pretense no Adhermazão foi há 23 anos, por 3 a 0, pelo Paulistão de 1997.

As duas equipes não se enfrentam há quatro anos. No último encontro, com gols do zagueiro Dias e do atacante Lucas Carioca, o América bateu o Canário por 2 a 0, em pleno Adhemarzão, em Araçatuba, pela 12ª rodada da primeira fase da Segunda Divisão de 2016.



Fonte: Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

Nenhum comentário: