sexta-feira, 6 de junho de 2014

Ex-lateral da Seleção Brasileira anuncia aposentadoria

Um dos jogadores mais respeitados e carismáticos do futebol brasileiro está finalizando sua carreira no futebol. Depois de quase 20 anos dedicando sua vida nos gramados brasileiros e europeus, Paulo César Arruda Parente, o Paulo César, está aposentando as chuteiras.

Natural de Osasco-SP, Paulo César deu seus primeiros passos pelo Nacional, da capital paulista, em 1995, mas sua qualidade com as bolas nos pés logo foi percebida por grandes clubes do futebol brasileiro. No ano seguinte, já estava entre os profissionais do Flamengo, porém sua carreira deslancharia no Fluminense.

Em 1997, acertou com o Tricolor das Laranjeiras, mas seria emprestado ao Vitória para ganhar mais experiência. De volta ao Flu em 1999, foi um dos pilares de destaque do time comandado por Carlos Alberto Parreira na conquista da Série C do Campeonato Brasileiro.

No início dos anos 2000, colocou seu nome definitivamente na lista dos melhores jogadores da posição no país, sendo peça fundamental nas grandes campanhas do Fluminense no Campeonatos Brasileiros de 2000 e 2001, quando seu time chegou nas fases de mata-mata: oitavas de final em 2000 e semifinal em 2001.

O ótimo futebol apresentado neste último campeonato despertou a atenção do técnico Luiz Felipe Scolari, que o convocou para cinco amistosos antes da Copa do Mundo de 2002, sendo utilizado como lateral-esquerdo titular em quatro partidas. Sua convocação para o Mundial chegou a ser cogitada, devido à sua polivalência e as boas atuações nestas partidas. No entanto, Felipão decidiu levar outros nomes.

Este fato não abalou o jogador, que seguiu sua trajetória vitoriosa para o Paris Saint-Germain, da França. Apesar de ter assinado por cinco temporadas, o atleta sempre era cobiçado pelos clubes brasileiros. Até que em 2004, o Santos repatriou o lateral por empréstimo. Paulo abrilhantou ainda mais o elenco santista, que já contava com Robinho, Ricardinho e o técnico Vanderlei Luxemburgo. O título brasileiro, com muito esforço e dedicação, acabou na Vila Belmiro.

Em sua volta à capital francesa, mais uma conquista histórica: a Copa da França, em 2006. Na temporada seguinte, se transferiu para o também francês Toulouse, permanecendo até 2009, quando decidiu retornar para o Brasil. O destino escolhido foi o Fluminense, mas a passagem pelo clube carioca não foi a mesma do inicio da década.

Sem espaço no elenco tricolor, mudou-se para o Grêmio Prudente, time emergente no cenário paulista e que disputava seu primeiro Campeonato Brasileiro. Paulo César participou ativamente da campanha da equipe que não correu riscos de rebaixamento no Brasileirão. Depois disso, atuou ainda por São Caetano e Vila Nova-GO.

Em 2012, o promissor projeto do Audax São Paulo chamou a atenção do jogador, que se aventurou em uma nova função em campo: de camisa 10. Depois de um ano, levou a equipe ao inédito acesso para o Campeonato Paulista.

Neste ano de 2014, aos 35 anos, sua despedida oficial dos gramados será no próximo domingo (8/6), às 10 horas, pelo seu atual time, o Taboão da Serra. O jogo será no estádio Vereador José Ferez, na Grande São Paulo.

``Gostaria de agradecer minha esposa, meus filhos e minha família que me apoiaram durante toda a minha carreira e estiveram ao meu lado tantos nos momentos difíceis quanto nos momentos de glória. Tenho certeza uma trajetória brilhante por andei passei, tantos nos clubes quanto na Seleção. Me preparei para este momento e começo um novo ciclo na minha vida´´, afirmou o agora ex-lateral.




Fonte e Foto: ADIE

Nenhum comentário: