domingo, 20 de dezembro de 2020

De virada, Portuguesa vence Marília, fora de casa, no primeiro duelo da final da Copa Paulista


No ano do seu centenário a Portuguesa está muito perto de dar um título ao seu torcedor de presente. Neste domingo (20/12), atuando fora de casa, no estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal, a Lusa derrotou o Marília, de virada, por 2 a 1, e abriu vantagem na grande decisão da Copa Paulista.

Agora, no confronto de volta, quarta-feira (23), às 19 horas, no Canindé, a Lusa jogará pelo empate para conquistar o título e confirmar a vaga na Série D do Brasileiro em 2021. Ao Marília resta vencer por dois gols de diferença para ficar com o caneco no tempo normal, ou por um gol para levar a decisão para as cobranças de pênaltis.


O JOGO


Logo aos 10 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Geninho abriu o placar para o Marília. Após cobrança de escanteio e grande defesa do goleiro Dheimison, o defensor do MAC só teve o trabalho de pegar o rebote e mandar a bola para o fundo da rede.

Apesar do gol sofrido, a Portuguesa não se abalou e seguiu com maior posse de bola, troca de passes rápidos e envolventes e boas jogadas ofensivas com Adilson Bahia, Raphael Luz e Maykinho. De tanto pressionar, a Lusa chegou merecidamente ao gol de empate.

Aos 28 minutos, o volante Caíque lançou Adilson Bahia no lado esquerdo. Ele dominou a bola e, de calcanhar, entre as pernas do lateral Denis Leite, devolver para Caíque, que entrou na área, deu lindo drible e finalizou forte. A bola teve leve desviou no zagueiro Arthur Gaúcho e foi morrer no fundo da rede do goleiro Igor Castro: 1 a 1.

Mesmo seguindo pressionando no ataque, a Lusa não conseguiu virar o placar no primeiro tempo. E perdeu o volante Caíque, que sentiu lesão muscular e foi substituído por Raphael Toledo. O Marília, mais defendendo do que atacando, pouco criou até ir para o vestiário no intervalo.

Na etapa final, a Lusa voltou com o zagueiro Patrick, revelado na base, na vaga do lateral esquerdo Vinicius Silva e melhorou a marcação no setor, onde o atacante Orlando Júnior dava muito trabalho.

O Marília, mais ousado, partiu para cima da Portuguesa, sempre aos gritos do técnico Guilherme. Porém, apesar de criar, o time da casa não estava com a pontaria afiada.

Sem perder tempo, a Lusa percebeu que estava sendo dominada e trocou o atacante Maykinho por Lucas Douglas, Valfrido por Fabrício e Raphael Luz por Joãozinho. E passou a equilibrar a partida.

Aos 35 minutos, após ótimo cruzamento do lateral direito Baia, o atacante Adilson Bahia se antecipou aos zagueiros e, de cabeça, fez 2 a 1 para a Lusa. Foi o seu sétimo gol na Copa Paulista.

Na base do tudo ou nada, o Marília se lançou ao ataque. Mas, na melhor oportunidade, aos 38, após cobrança de escanteio, o meia Léo Couto, de cabeça, mandou a bola para fora. E deu Portuguesa! 


Foto: Dorival Rosa / Portuguesa

Nenhum comentário: