domingo, 13 de dezembro de 2020

Alisson está entre finalistas do prêmio Fifa The Best pelo segundo ano consecutivo


A Fifa anunciou na última sexta-feira (11//12) os finalistas do prêmio de melhor goleiro do mundo da última temporada, que será entregue em cerimônia virtual, quinta-feira, dia 17, com transmissão da sede da entidade, em Zurique, na Suíça. Atual vencedor, o brasileiro Alisson irá buscar o troféu pelo segundo ano consecutivo. Dessa vez, o jogador do Liverpool concorre com o alemão Manuel Neuer, do Bayern de Munique, e com o esloveno Jan Oblak, do Atlético de Madrid.

Na última temporada, Alisson foi um dos grandes destaques da vitoriosa campanha que levou o Liverpool a conquistar o tão sonhado título da Premier League após longos 30 anos de espera.

``É uma honra estar novamente entre os finalistas dessa premiação tão importante, principalmente no atual momento, onde temos ótimos goleiros em todo o mundo. Mostra que o meu trabalho no dia a dia no Liverpool e Seleção Brasileira está dando resultado. Desde o meu início, na base do Inter, quando eu era só um guri que sonhava em ser jogador, sempre procurei dar o meu melhor e valorizar cada detalhe para conseguir triunfar. Agradeço a Deus por tudo o que ele tem me proporcionado´´, ressaltou o jogador.

Assim como no ano anterior, a escolha do melhor goleiro do mundo está sendo feita através de votação. Primeiro, por grupo de especialistas, e, em seguida, por ex-goleiros e ex-atacantes selecionados pela Fifa.

Ao todo, Alisson já realizou 100 partidas pelo Liverpool e conquistou três títulos: Champions League 2018/19, Mundial de Clubes de 2019 e a Premier League 2019/20.

Com ele em campo, o aproveitamento do time chega a ser de impressionantes 79,79% (74 vitórias, 15 empates e 10 derrotas). E não para por aí. Em praticamente metade desses duelos, o goleiro saiu de campo sem ser vazado: 46 vezes (46,46%). Além disso, ao todo, a média de tentos sofridos pelo arqueiro é de apenas 0,73 por jogo (73 gols).

Prêmio histórico em 2019

O troféu conquistado por Alisson de melhor goleiro do mundo, entregue desde 1987 pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), entidade reconhecida pela Fifa e que era a responsável pela premiação em parceria com a entidade máxima do futebol até 2016, acabou se tornando histórico pelo fato de ter sido entregue pela primeira vez a um arqueiro brasileiro.

Por duas vezes, o Brasil já havia ficado bem próximo do prêmio. Em 2005, Dida, então no Milan, ficou atrás apenas de Petr Čech, do Chelsea. Já em 2010, Júlio César, que defendia a Inter de Milão, foi superado por Iker Casillas, do Real Madrid.

Além disso, Alisson também se tornou o primeiro goleiro do Liverpool a ser eleito o melhor jogador da posição. Até então, o polonês Jerzy Dudek, que ficou em quinto lugar, em 2001, era quem havia ficado mais próximo da conquista do prêmio.

Inúmeros prêmios individuais

O ótimo desempenho de Alisson pelo Liverpool e pelo Brasil renderam a Alisson uma série de outros prêmios individuais. Na temporada 2018/19, ele entrou para a história ao ser o primeiro brasileiro a conquistar o troféu Golden Glove, depois de permanecer 21 jogos sem buscar a bola no fundo do próprio gol na Premier League. De quebra, ainda superou o recorde de Pepe Reina, de 20 partidas, obtido em 2005/06, tornando-se o recordista no quesito pelos Reds em uma mesma edição da competição.

Entre 2019 e 2020, Alisson ainda foi eleito o melhor goleiro do mundo pelo Globe Soccer Awards, pela Uefa, ganhou o prêmio Samba de Ouro, dado ao melhor jogador brasileiro atuando na Europa em 2019, também levou o troféu de melhor atleta da posição na vitoriosa campanha do Brasil na Copa América, em 2019, e ainda foi o grande vencedor da primeira edição do Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional revista France Football.

Neste ano, o camisa 1 ainda acabou sendo o brasileiro mais bem ranqueado em votação da revista inglesa World Soccer, ao ficar na sétima posição.

 




Fonte: Triple - Foto: Divulgação / Liverpool

Nenhum comentário: