sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Presente na seleção do mundo pelo segundo ano consecutivo, Alisson fala sobre o prêmio


Na última quinta-feira (17/12), a FIFA anunciou os vencedores do prêmio The Best e Alisson foi o representante brasileiro no time ideal, montado pela FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol). A cerimônia, realizada na sede da entidade, em Zurique, na Suíça, divulgou que o atacante Lewandowski como melhor jogador do mundo.

Feliz por ter entrado na seleção pelo segundo ano consecutivo, o camisa 1 do Liverpool falou sobre a nomeação.

``Me sinto muito honrado em receber esse reconhecimento. Estar ao lado de grandes jogadores no melhor 11 da FIFA é privilégio. Sou grato a Deus por isso. Dedico esse reconhecimento a Ele e à minha família, especialmente para a minha esposa, que sempre está ao meu lado e me dá todo o apoio possível para exercer a minha profissão da melhor maneira´´, vibrou.

O brasileiro também aproveitou para parabenizar o goleiro alemão Neuer, eleito o melhor da posição pela FIFA.

``Também gostaria de parabenizar o Neuer pelo prêmio de melhor goleiro e por tudo que vem fazendo e conquistando no futebol. Ele sempre foi inspiração para mim e poder estar entre os três melhores, no meio de tantos goleiros atuando em alto nível, já é grande conquista´´, finalizou o arqueiro.

Entenda a diferença dos prêmios

A eleição para o melhor goleiro do mudo é feita de acordo com os votos dos membros da FIFA, jornalistas e técnicos. Já a seleção dos 11 melhores jogadores da temporada é definida somente pelos atletas.

Esta foi a 16ª vez que a seleção foi anunciada, já que o time ideal da temporada foi incorporado à premiação da FIFA em 2009. Em 2020, participaram da votação 15.878 jogadores e o mais votado foi o belga Kevin de Bruyne, seguido por Alisson e Sergio Ramos.

Eleito o melhor goleiro do mundo pela Fifa, Neuer foi o quarto mais votado, mas não entrou na seleção por ter ficado atrás de Alisson no geral.

Prêmios individuais de Alisson

Com mais um troféu conquistado, Alisson aumenta a sua vasta coleção de premiações individuais. Na temporada 2018/19, ele entrou para a história ao ser o primeiro brasileiro a conquistar o troféu Golden Glove, depois de permanecer 21 jogos sem buscar a bola no fundo do próprio gol na Premier League. De quebra, ainda superou o recorde de Pepe Reina, de 20 partidas, obtido em 2005/06, tornando-se o recordista no quesito pelos Reds em uma mesma edição da competição.

Entre 2019 e 2020, ainda foi eleito o melhor goleiro do mundo pela UEFA e também pela Globe Soccer Awards. Além disso, ganhou o prêmio Samba de Ouro, dado ao melhor jogador brasileiro atuando na Europa, em 2019, e levou o troféu de melhor da posição, na vitoriosa campanha do Brasil na Copa América, em 2019. 

O arqueiro também foi o grande vencedor da primeira edição do Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional revista France Football.

Neste ano, aliás, o camisa 1 ainda acabou sendo o brasileiro mais bem ranqueado em votação da revista inglesa World Soccer, ao ficar na sétima posição.


Troféu histórico em 2019

O prêmio de melhor goleiro do mundo, conquistado no ano passado e entregue pela pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), entidade reconhecida pela Fifa e que era a responsável pela premiação em parceria com a entidade máxima do futebol até 2016,  foi histórico porque, desde a sua inauguração, em 1987,  nenhum goleiro brasileiro havia levado a honraria. 

Por duas vezes, o país havia ficado bem próximo do prêmio. Em 2005, Dida, então no Milan, ficou atrás apenas de Petr Čech, do Chelsea. Já em 2010, Júlio César, que defendia a Inter de Milão, foi superado por Iker Casillas, do Real Madrid.

Além disso, Alisson também se tornou o primeiro goleiro do Liverpool a ser eleito o melhor jogador da posição. Até então, o polonês Jerzy Dudek, que ficou em quinto lugar, em 2001, era quem havia ficado mais próximo da conquista do prêmio.

Dados pelo Liverpool

Ao todo, Alisson já realizou 102 partidas pelo Liverpool e conquistou três títulos: Champions League 2018/19, Mundial de Clubes de 2019 e a Premier League 2019/20.

Com ele em campo, o aproveitamento dos Reds chega a ser de impressionantes 79,08% (75 vitórias, 17 empates e 10 derrotas). E não para por aí. Em praticamente metade desses duelos, o goleiro saiu de campo sem ser vazado: 46 vezes (45%). Além disso, ao todo, a média de tentos sofridos pelo arqueiro é de apenas 0,73 por jogo (75 gols).

Confira a seleção dos 11 melhores jogadores, elaborada pela FIFPro

Alisson (Liverpool), Alexander-Arnold (Liverpool), Virgil van Dijk (Liverpool), Sergio Ramos (Real Madrid) e Alphonso Davies (Bayern de Munique); Joshua Kimmich (Bayern de Munique), Kevin De Bruyne (Manchester City) e Thiago Alcântara (Bayern de Munique/atual Liverpool); Lionel Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Juventus) e Robert Lewandowski (Bayern de Munique).





Fonte: Triple


Nenhum comentário: