segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

FPF decreta luto e lamenta falecimento de Marcelo Veiga


A Federação Paulista de Futebol decretou luto de três dias e lamenta profundamente o falecimento de Marcelo Veiga, ex-lateral-esquerdo e técnico de futebol. Aos 56 anos, ele estava internado em Bragança Paulista, acometido pela Covid-19. A FPF deseja força aos amigos e familiares neste momento difícil para o futebol do Estado de São Paulo.

Marcelo Castelo Veiga nasceu em 7 de outubro na cidade de São Paulo e deu seus primeiros passos no futebol nas divisões menores do Santo André, onde se profissionalizou. Após passagens pelo Comercial-MS e Ferroviário-CE, chegou ao Santos, onde ficou bastante marcado no início da década de 1990.

Da Vila Belmiro foi para o Internacional de Porto Alegre, onde foi campeão da Copa do Brasil de 1992, seu principal título da carreira como jogador. Passou ainda por Sãocarlense, Goiás, Joinville, Portuguesa, Bahia, Caldense-MG, Atlético-GO, Fortaleza, Matonense e Itumbiara-GO, onde encerrou a carreira em 1999.

O início da trajetória como treinador aconteceu em 2004, pelo Ferroviário-CE. Porém, no mesmo ano iniciou estreita relação com o Bragantino, onde viveu os melhores momentos à beira do gramado. O auge dessa relação foi em 2007, quando chegou à semifinal do Paulistão -sendo eliminado pelo Santos, que seria o campeão, após dois empates sem gols - e com o título da Série C do Brasileiro, a sua principal taça como treinador.

Após breve passagem por Paulista e América-RN, retornou ao clube de Bragança Paulista em 2008 e ficou até 2012, num dos períodos mais longevos à frente de um clube no futebol brasileiro. Ainda comandaria o Bragantino nas temporadas de 2013, 2014, 2016, 2018 e 2019.

Neste meio tempo, marcou seu nome na história de outro tradicional clube paulista. Com o Botafogo, de Ribeirão Preto, conquistou o título da Série D do Campeonato Brasileiro em 2015, iniciando e escalada nacional da equipe que hoje está na Série B.

Atualmente, Marcelo Veiga comandava o São Bernardo FC, com quem chegou à semifinal do Paulistão nessa temporada. Comandado por seu auxiliar, o Tigre do Grande ABC também está nas semifinais da Copa Paulista, onde quarta-feira (16/12), no Canindé, decide a vaga na final.  



Fonte: assessoria de imprensa da FPF

Nenhum comentário: