quinta-feira, 16 de março de 2023

Em jogo de ida das quartas da Série A2, Velo Clube se apoia em fator casa para superar Noroeste


O Velo Clube recebe o Noroeste na noite desta sexta-feira (17/3), às 19h30, no estádio Benito Agnelo Castellano, o Benitão, em Rio Claro, valendo jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paulista da Série A2, a segunda divisão do estadual. A volta acontece na noite da próxima terça-feira, dia 21 de março, às 19 horas, no estádio Dr. Alfredo de Castilho, o Alfredão, em Bauru.

Em caso de igualdade na soma dos placares ao final de 180 minutos de confronto, a vaga para semifinal será decidida em cobranças de pênaltis.

Lembrando que o Galo Vermelho sonha com o acesso à Série A1, divisão do estadual que disputou apenas uma única vez, em 1979. Já o Norusca participou de 37 edições da elite, a última em 2011.

Otimista com fator casa, o Velo Clube está invicto há sete partidas como mandante. Jogando em Rio Claro, o Galo Vermelho conquistou 17 dos 24 pontos possíveis - cinco vitórias (Noroeste, Linense, Taubaté, Juventus e Novorizontino), dois empates (Oeste e Primavera) e apenas uma derrota para a Ponte Preta por 2 a 1, jogo da primeira rodada.

Já o time de Bauru como visitante conquistou 14 dos 24 pontos possíveis - quatro vitórias (Oeste, Taubaté, Comercial e Portuguesa Santista), dois empates (Linense e Novorizontino) e duas derrotas (Velo Clube e Ponte Preta).


Assim chegaram às quartas

Após 15 rodadas disputadas na fase de classificação da competição, a equipe rio-clarense classificou em sexto lugar do G-8, com 21 pontos somados, sendo seis vitórias, três empates e seis derrotas. Marcou 20 gols e sofreu 21, saldo de -1. O Velão encerrou sua participação na primeira fase perdendo por 1 a 0 para o XV, em Piracicaba.

Já o Alvirrubro de Bauru terminou na terceira colocação do G-8, com 26 pontos, sendo oito vitórias, dois empates e cinco derrotas. Marcou 24 gols e sofreu 20, saldo de + 4. O Norusca encerrou sua participação na primeira fase perdendo por 2 a 0 para a Ponte Preta, em Campinas.

O 3º mata-mata entre os clubes

Por vaga na semifinal, as equipes jogam para desempatar os duelos em mata-mata. Na história deste clássico do interior paulista esta não é a primeira vez que o Velão e o Norusca enfrentam-se em sistema eliminatório, popular mata-mata, em jogos de ida e volta.

Em 2012, com gols de Gilsinho, Kasado e Velicka, o Norusca bateu o Velo Clube por 3 a 1, no estádio Alfredão, em Bauru, pelo jogo de volta da semifinal da Copa Paulista. Jackson fez o gol do Galo Vermelho. Como no jogo de ida, as equipes haviam empatado sem gols no Benitão, em Rio Claro, a Locomotiva Vermelha se classificou para final contra o Audax e acabou sendo campeão do torneio.

O Galo Vermelho se vingou do Norusca oito anos depois. Em 2020, com gols de Lucas Duni e Niander, o Velão venceu por 2 a 1 o Noroeste em pleno estádio Alfredão, em Bauru, pelo jogo de volta da semifinal da Série A3. Richarlyson fez o gol do time alvirrubro. Como no jogo de ida, as equipes haviam empatado sem gols no Benitão, em Rio Claro, o Rubro-verde conquistou o acesso à Série A2 e fez a final com o EC São Bernardo e sagrou-se campeão da competição.

Retrospecto

Desde 1979, Velo Clube e Noroeste se enfrentaram oficialmente 16 vezes, entre jogos do Paulistão, Séries A2 e A3 do estadual e em partidas pela Copa Paulista. O Norusca leva pequena vantagem com cinco vitórias contra quatro do Rubro-verde de Rio Claro, além de sete empates. O Alvirrubro de Bauru marcou 18 gols contra 14 do Galo Vermelho.

Tabu

O Velão não perde para o rival de Bauru há quase 4 anos. A última derrota foi por 2 a 1, no estádio Alfredão, em Bauru, em jogo válido pela Copa Paulista de 2019. Desde então, foram duas vitórias velistas e três empates em mais cinco confrontos.

Deu Velo na 1ª fase

No encontro mais recente, com dois gols de Léo Castro e outro de Douglas Skilo, o Velo Clube venceu, de virada, o Noroeste por 3 a 2, no estádio Benitão, em Rio Claro, pela terceira rodada da fase de classificação da Série A2 deste ano. Luiz Thiago e Matheus Blade marcaram os gols da Locomotiva Vermelha, que por duas vezes esteve à frente do placar.





Fonte: Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

Nenhum comentário: