sexta-feira, 10 de março de 2023

Novorizontino lança seu Currículo de Formação na Federação Paulista


O Novorizontino lançou na tarde da última quinta-feira (9/3), seu ``Currículo de Formação em frente, Tigre Valente´´, na presença de autoridades do esporte e representantes de vários clubes do futebol brasileiro. O evento ocorreu no auditório do Edifício Pelé, na Federação Paulista de Futebol. O documento traz a linha de condutas de trabalho a serem seguidas no processo de formação de atletas desde a categoria sub-11 até o sub-20, baseadas nos valores, missão e visão do tradicional clube da cidade de Novo Horizonte.

``O propósito do clube agora é fazer com que esse currículo seja aplicado de forma efetiva dentro da instituição, para que tenhamos sempre em nosso horizonte o que está funcionando, o que precisamos melhorar, o que falta acrescentar. É um documento que estará em constante construção, sempre direcionado para aquilo que são os objetivos futuros do clube´´, disse o presidente Genilson da Rocha Santos.

Estiveram presentes no evento o vice-presidente da Federação Paulista de Futebol Mauro Silva, além de representantes de clubes como São Paulo, Fluminense, XV de Piracicaba, Primavera, Itapirense, SKA Brasil, Metropolitano, empresas de gestão esportiva, prefeituras e instituições de ensino como a Universidade do Futebol.

``O objetivo do currículo é organizar a ação da instituição junto a formação dos futebolistas, respeitando e valorizando a sua identidade, mas com a visão de futuro, de oferecer uma preparação para carreira esportiva das próximas décadas e, principalmente, contribuir no desenvolvimento pessoal dos jovens´´, destacou Carlos Rogério Thiengo, consultor do Novorizontino na construção e inserção do currículo, doutor em Educação Física e diretor da Ginga Futebol com Alegria.

O documento foi construído com base em pesquisas bibliográficas e documentais, em análises do contexto da instituição e de recomendações de entidades esportivas, principalmente as diretrizes propostas pela Conmebol.

``Trabalhamos sobre quatro pilares, como o respeito à regulamentação internacional e nacional destinada a formação dos jovens futebolistas, a caracterização da instituição, a formação integral e a formação esportiva. Mas, com a principal característica que foi a construção coletiva, por meio de consultas, reuniões, análises, escrita e contribuições diversas de profissionais do Grêmio Novorizontino´´, emendou Thiengo.

Os valores pregados no currículo do Tigre do Vale são de integridade, conhecimento, disciplina, fé, sustentabilidade, pessoas e paixão. A sua missão de ser um clube vencedor, traçando e atingindo metas, capacitação de colaboradores com investimento em melhorias tecnológicas, sendo referência na formação de jovens atletas para o mercado nacional e internacional, proporcionando entretenimento e paixão à população de Novo Horizonte e região. Assim, a visão do Tigre é de figurar entre os principais clubes do Brasil e entrar na rota de negócios no mercado nacional e internacional, garantindo receitas para manutenção do processo.

``Será um legado de extremo valor, vai direcionar os futuros gestores num caminho de ações organizadas. É uma conquista que eleva o Novorizontino a um seleto grupo de clubes do futebol brasileiro´´, acrescentou o coordenador das categorias de base do Tigre do Vale, Marildo Ferreira de Campos.

O sistema de trabalho abrange processos básicos não só na parte tática, técnica e física, como preceitos históricos, sociais e culturais, psicológicos e estratégicos. Todos desenvolvidos de forma gradativa para formação esportiva e integral dos atletas.

``Ver este trabalho concretizado é gratificante, porém sabemos que é só o começo de uma longa caminhada, e que tenho certeza de que será rica em aprendizado para todos os envolvidos´´, disse Rose Guerra, diretora de comunicação social do Tigre do Vale.

``Foi um dia histórico para nós do Novorizontino, agradecemos muito o apoio que a Federação Paulista deu neste evento, fiquei bastante feliz com o feedback positivo de todos, percebi que o pessoal ficou ansioso pra ter acesso a essas informações, receber conhecimento e ter acesso a esse documento pode ser um balizador para outros clubes no trabalho de formação´´, disse Ronaldo Adriano Soares, diretor administrativo do Novorizontino.

IMPRESSÕES

Mauro Silva, vice-presidente da Federação Paulista de Futebol

``Alegria imensa para Federação e grande contribuição para o futebol paulista, brasileiro e sul-americano o que o Novorizontino está fazendo com esse currículo de formação. É mostrar para os clubes a importância de estar organizado, ter processo de formação claro, com esses valores, para que cada treinador chegue no clube e já se integre de acordo com eles, com o modelo e forma de jogar, o perfil do clube. Quando os clubes não têm esse processo, essas informações organizadas e os processos definidos, o treinador que chega ele muda, altera. Emocionante ver o exemplo que o Novorizontino está passando nesse sentindo e de vir aqui na Federação apresentar isso para outros clubes, compartilhar e dividir esse conhecimento. Dizem quem a única coisa que você divide e aumenta é o conhecimento. Então hoje é um dia imensamente feliz para a Federação Paulista e o Novorizontino é exemplo com esse currículo de formação que está sendo apresentado, com a preocupação de ter modelo formação tão bem-organizado, claro com foco no desenvolvimento humano, na formação integral, maravilhoso!´´


Marcos Biasotto, diretor executivo das categorias de base do São Paulo Futebol Clube

``Fico muito feliz porque sou do Interior, mas é um trabalho maravilhoso que o Novorizontino está fazendo hoje, de pensar nos processos, de criar realmente um caminho para que os meninos que são formados lá, atinjam o alto nível e cheguem na equipe principal. Depois que aconteceu com o Robert Renan, quem sabe chegar na Seleção Brasileira e jogar fora do país, então fico feliz que o Novorizontino possa estar apresentando ao mundo do futebol algo tão bacana e bonito, que foi feito com tanto carinho pelas pessoas que estão no clube´´

Eduardo Barros, auxiliar-técnico do Fluminense

``Um privilégio participar desse momento do lançamento do currículo de formação do Novorizontino, um currículo construído a muitas mãos, muito bem liderado pelo Carlos Thiengo, mas que fica evidente que a grande contribuição de todos os profissionais, de todas as áreas do clube em sua construção e implantação. O clube desde o seu surgimento deixou muito claro a importância em investir no futebol de base e merecidamente já começa a colher os frutos desse investimento. Também teve uma ascensão gigante no futebol profissional, ao ponto de conseguir acessos meteóricos da última divisão paulista para a segunda divisão do futebol nacional, e quanto mais alto o nível que o clube estiver, maiores serão as exigências. Para ir de encontro a essas exigências, nada melhor que ter um futebol de base muito estruturado, com bons profissionais e bons meninos, sendo bem formados, que possam no futuro servirem a equipe principal, o mercado interno e externo do futebol. E por último e não menos importante, serem bons cidadãos e boas pessoas para a nossa sociedade´´

Toninho Cecílio executivo de futebol com trabalhos no Palmeiras e Portuguesa

``Estou aprendendo muito nessa apresentação do Novorizontino, que está muito profissional. Nós que estamos no futebol há quase 40 anos, foi a primeira vez que eu vi um projeto, um currículo de formação com tanto detalhamento, e reconhecer isso é importantíssimo. Como gestor passei por Palmeiras e Portuguesa, e isso é algo que precisa ser disseminado, parabéns ao Novorizontino por disseminar esse conhecimento, pela forma que conduziu esse projeto. Não é algo que se faz em um ano, é difícil, mas ficou bem claro, está bem apresentado pelas pessoas envolvidas, pelo presidente, realmente é um projeto que tem seu lançamento aqui na Federação e quem trabalha com futebol quer ver isso, profissionalismo, organização a preocupação em formar um homem não só com o atleta”





Fonte: Assessoria de Imprensa Grêmio Novorizontino


Nenhum comentário: