sexta-feira, 17 de março de 2023

Em jogo de ida das quartas da Série A2, Comercial desafia tabu para vencer a Ponte Preta em Ribeirão


Na bacia das almas, o Comercial se classificou às quartas de final do Campeonato Paulista da Série A2, a segunda divisão do estadual. Agora o Leão do Norte segue sua caminhada rumo ao tão sonhado acesso à elite diante da temida Ponte Preta, em partida de ida que acontece na tarde deste sábado, dia 18 de março, às 16 horas, no estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto.

A volta acontece na noite da próxima terça-feira, dia 21 de março, às 19 horas, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Em caso de igualdade na soma dos placares ao final de 180 minutos de confronto, a vaga para semifinal será decidida em cobranças de pênaltis.

Com 19 pontos somados em 15 jogos (cinco vitórias, quatro empates e seis derrotas), o Alvinegro de Ribeirão levou sorte e ficou com a 8ª posição do G8, pois mesmo perdendo na última rodada para o Rio Claro por 2 a 0, em Rio Claro, contou com tropeços dos concorrentes, Juventus e Primavera. O Leão do Norte está há três jogos sem vencer, conta com o pior ataque da competição com 12 gols marcados e sua defesa foi vazada 16 vezes (saldo de -4 gols).

Já a Alvinegra de Campinas, favorita a uma das vagas à Série A1 de 2024, terminou a fase de classificação na primeira colocação isolada, com 36 pontos, sete pontos a mais que o 2º colocado. Conquistou onze vitórias, três empates e sofreu apenas uma derrota por 3 a 0 para o vice-líder Novorizontino, em Novo Horizonte, jogo da 6ª rodada. Com 29 gols marcados, a Ponte tem o melhor ataque da A2, enquanto sua meta foi vazada 14 vezes (saldo de + 15). A Macaca encerrou sua participação na primeira fase vencendo por 2 a 0 o Noroeste, em Campinas.

Desempenho

O Comercial realizou sete partidas como mandante e obteve 52.38% de aproveitamento, conquistou em casa apenas 12 dos 21 pontos possíveis - três vitórias, duas derrotas e dois empates. Já a Ponte tem 76.19% de aproveitamento como visitante, conquistou fora de seus domínios 16 dos 21 pontos possíveis - cinco vitórias, uma derrota e um empate em sete partidas longe do Majestoso.

Retrospecto

Desde 1959, Comercial e Ponte Preta se enfrentaram 46 vezes por competições oficiais, destas foram 38 jogos pelo Paulistão, seis pela Série A2 e duas partidas pelo Torneio José Ermírio de Moraes Filho de 1975. 

O retrospecto geral desde duelo do interior paulista entre alvinegros é favorável ao time de Campinas, com 19 vitórias da Macaca, contra 12 vitórias do Comercial, além de 15 empates. O Leão do Norte leva vantagem nos gols marcados, 60 contra 43 da Ponte.


Tabu

Além do histórico desfavorável, o Comercial não vence a Macaca há 25 anos. A última vitória aconteceu em 21 de fevereiro de 1998, uma goleada histórica pelo placar de 6 a 1, em Ribeirão Preto, gols de Jacaré (2), Carlinhos (2), Arlei e Pedrinho. João Marcelo marcou o tento solitário da Ponte, partida válida pela Série A2 daquele ano. De lá pra cá, se enfrentaram apenas mais quatro vezes, com três vitórias pontepretanas e um empate.

Reencontro após 9 anos

Recentemente, as duas equipes voltaram a se enfrentar depois de longos 9 anos, já que o último duelo tinha sido em 2014, pelo Paulistão, quando a Ponte com gol de Adrianinho havia vencido o Leão do Norte por 1 a 0, no Palma Travassos.

O reencontro aconteceu também no Palma Travassos, em Ribeirão Preto e terminou empatado por 1 a 1, jogo válido pela 14ª rodada da primeira fase da competição atual, realizado em 4 de março. Os gols aconteceram na segunda etapa da partida. O Leão do Norte abriu o placar aos 15 minutos com Wendel Alex, mas com gol no último minuto de jogo, através de Matheus Jesus, que saiu do banco de reservas, garantiu o empate da Macaca.




Fonte: Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

Nenhum comentário: