quarta-feira, 22 de março de 2023

Pela semifinal da Série A2, XV defende longo tabu contra Portuguesa Santista em Piracicaba


XV de Piracicaba e Portuguesa Santista medem forças na noite desta quarta-feira (22/3), às 20h30, no estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba, pelo jogo de volta das quartas de final do Campeonato Paulista da Série A2, a segunda divisão do estadual.

No jogo de ida, disputado na manhã do último sábado (18), no estádio Ulrico Mursa, em Santos, com gols de Lucas Xavier e Samuel Andrade, o Nhô Quim se deu melhor e venceu a partida por 2 a 1. Danilo Pereira fez o gol da equipe do Litoral que chegou a empatar.

Com resultado positivo, o time piracicabano joga por um simples empate para chegar à semifinal, enquanto que a Briosa precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. Uma vitória simples da Santista, a decisão da vaga será conhecida através de cobranças de pênaltis.

Lembrando que o Alvinegro disputou a elite estadual por 46 temporadas, a última em 2016, enquanto que a Portuguesa Santista disputou o Paulistão por 51 temporadas, a última em 2006.

O XV não perde há nove jogos - três empates e seis vitórias consecutivas, tendo sido sua última derrota por 1 a 0 para o Novorizontino, em Piracicaba, na 7ª rodada. O Nhô Quim terminou a primeira fase na quarta posição, com 25 pontos somados em 15 partidas.

Já a Portuguesa Santista não sabe o que é vencer há seis partidas - quatro derrotas e dois empates. O seu último triunfo foi por 2 a 1 diante do Primavera, em Santos, na 10ª rodada. A Briosa se classificou às quartas em quinto lugar do G8, com 24 pontos conquistados em 15 partidas.


Tabu

A Briosa não vence o XV em Piracicaba há 27 anos. A última vitória da equipe da Baixada Santista no estádio Barão de Serra Negra, foi por 1 a 0, partida válida pela 3ª rodada do primeiro turno da Série A2 de 1996, ano que o time rubro-verde, comandado desde o segundo turno pelo técnico Serginho Chulapa, conquistou acesso à Série A1 de 1997 como vice-campeã.

De lá para cá, devido às disputas de ambos os clubes em divisões diferentes do estadual, o XV recebeu a Lusinha das Praias apenas mais duas vezes em seus domínios, com vitória por 1 a 0, em 2020 e por 2 a 0, em 2022, ambas as partidas pela Série A2.

Retrospecto

Desde 1949, XV de Piracicaba e Portuguesa Santista se enfrentaram oficialmente em 62 oportunidades, com retrospecto favorável ao time do interior. Foram 29 vitórias do Alvinegro, contra 16 vitórias da Briosa, além de 17 confrontos que terminaram empatados. Nesta temporada o XV já venceu a equipe praiana em duas oportunidades, 1 a 0 pela 14ª rodada e 2 a 1 no jogo de ida das quartas de final, ambas as partidas realizadas no Ulrico Mursa, em Santos.




Fonte: Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

Nenhum comentário: