segunda-feira, 16 de junho de 2014

Após Holanda, Bahia busca aproximação com Portugal

Após estreitar relações com a Holanda, foi a vez do Esporte Clube Bahia buscar aproximação junto à Federação Portuguesa de Futebol. Na noite anterior à partida de estreia de Portugal na Copa do Mundo, contra a Alemanha, em Salvador, o diretor de negócios do Bahia, Pablo Ramos, reuniu-se com parte da Federação Portuguesa em hotel da capital baiana.

No breve encontro, Pablo Ramos falou sobre as intenções do Bahia de se aproximar de clubes portugueses com o intuito de absorver melhor projetos bem sucedidos, como o programa de sócio-torcedor do Benfica e o programa de scouting do Porto.

``Escolhemos Portugal não apenas pela similaridade linguística. Os portugueses conseguiram com seus dois principais clubes algo que o mundo todo tenta copiar´´, declarou Pablo. ``O programa de sócios-torcedores do Benfica demonstra o quanto um clube pode ser forte por causa de seus torcedores´´, completou.

O Benfica conta hoje com mais de 230 mil sócios ativos, sendo o maior programa de sócio-torcedor mundial. O programa de vantagens para os sócios-torcedores também chama a atenção e inspira clubes do mundo todo, inclusive brasileiros.

``Temos muito a aprender com a capacidade de observar e detectar talentos. E o Porto, aos meus olhos, tem o melhor scouting de jogadores do mundo´´, prosseguiu Pablo.

O vice-presidente da Federação Portuguesa, Humberto Coelho, e o diretor da entidade, João Pinto, mostraram-se dispostos a intermediar esse contato entre o Bahia e os clubes lusos.

``Não podemos estabelecer protocolos mas podemos encaminhá-los a esses clubes. Com certeza, abriremos portas para o Bahia´´, disse Humberto.

No encontro, os representantes portugueses foram agraciados com camisas tricolores e miniaturas da Arena Fonte Nova.

O Porto é realmente reconhecido por seu departamento de scouting. O clube tem em seu hall de cases de sucesso, jogadores como Jardel, Deco e Hulk. O atual dono da camisa 7 da seleção brasileira ganhou projeção mundial após ser resgatado da segunda divisão japonesa pelo Porto, em 2008.

Na ocasião, o clube adquiriu parte dos direitos econômicos de Hulk por 5,5 milhões de euros. Mais tarde, em 2012, o atacante foi transferido para o Zenit, da Rússia, por 60 milhões de euros, dos quais 40 milhões foram diretamente para o clube português, uma das maiores transações da história do futebol mundial.




Fonte: Fernanda de Lima - Donas da Bola

Nenhum comentário: