quarta-feira, 11 de junho de 2014

Internacional de Bebedouro comemora 108 anos de fundação

Hoje, 11 de junho, a tradicional Internacional, equipe alvirrubro da cidade de Bebedouro, interior do estado de São Paulo, completa 108 anos de existência. A Inter de Bebedouro é o segundo clube mais antigo em atividade no futebol profissional do estado de São Paulo, somente atrás da Ponte Preta, fundada em 1900.

A Inter foi fundada em 1906 com nome de Foot Ball Club Internacional, depois passou a chamar Sport Club Internacional, e somente em 1920 passou a se chamar Associação Atlética Internacional. Manda seus jogos em seu estádio próprio, o Estádio Sócrates Stamato, tem como sua mascote escolhida o Lobo Vermelho e como maiores rivais o Barretos, Monte Azul, Botafogo, Comercial e Sertãozinho.

Em 1923, a Inter de Bebedouro filiou-se à Associação Paulista dos Esportes Atléticos - APEA e, a partir de 1924 participou de competições de futebol amador do interior do Estado. Entrou para o cenário do futebol profissional em 1948, integrando a Série Branca do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, atual Série A-2.

Em 1956, chegou próxima do acesso à Primeira Divisão, vencendo a Série Pecuária, mas não obteve êxito na disputa do Torneio dos Finalistas.

Em 1979 conquistou o título da Taça Estado de São Paulo mais conhecida como Taça São Paulo, competição organizada pela Federação Paulista de Futebol, que contou com a presença de outros 20 times do interior paulista.

No ano de 1982, a Internacional esteve mais uma vez próxima de chegar à Primeira Divisão do Campeonato Paulista, mas perdeu a vaga ao quadrangular final para o Taquaritinga na decisão da Série Vermelha da Segunda Divisão, atual A-2. Esteve licenciado em 1983.

Disputou a Segunda Divisão (A-2) de 1984 a 1987. Devido à reestruturação do futebol estadual, em 1988 passou a disputar a Terceira Divisão, atual Série A-3, onde permaneceu até 1993. Em 1994 disputou a recém - criada Série B-1B do Campeonato Paulista e como vice-campeã subiu para Série B-1A, atual 2ª Divisão.

Como vice-campeã da Série B-1A de 1995 subiu para Série A-3, divisão do Campeonato Paulista que disputou de 1996 a 2004, quando foi rebaixada. Devido às dificuldades financeiras licenciou-se das competições profissionais e só retornou em 2007 no Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a Quarta Divisão.

Em 2010, a equipe fez uma ótima campanha na Quarta Divisão, ficando na sexta colocação e contou com a desistência de algumas equipes nas divisões superiores e foi premiada com o acesso.

Na Série A-3 de 2011 fez campanha mediana, não conseguindo o acesso, mas garantindo a inédita participação da Copa Paulista de Futebol. Em 2012, a Inter disputou a Série A-3 e foi novamente rebaixada para a Quarta Divisão, que vem disputando atualmente e garantiu classificação à segunda fase.




Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

Nenhum comentário: