quinta-feira, 27 de maio de 2021

Água Santa é o primeiro finalista na Série A2 e está garantido no Paulistão 2022


Dono da segunda melhor campanha na Série A2 (Segunda Divisão) do Campeonato Paulista, e mesmo sem jogar em Diadema na maioria dos jogos, o Água Santa está de volta à elite do futebol paulista. Depois de vencer o jogo de ida das semifinais, fora de casa por 2 a 0, o Netuno ficou no empate por 2 a 2 com o Rio Claro, nesta quinta-feira (27/5) e festejou a classificação para a final e o retorno ao Paulistão.

O detalhe é que por causa da aparelhagem do VAR, que não tinha espaço físico suficiente na Arena Inamar, em Diadema, a partida foi realizada no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo.

Ao longo das 15 partidas da fase inicial da Série A2, o Água Santa sempre esteve dentro do G8, geralmente na vice-liderança, atrás do líder Oeste, e ficou invicto. Só foi perder a invencibilidade diante da Portuguesa, no jogo de volta, quando acabou superado por 2 a 1. Mas, como havia vencido no Canindé por 2 a 0, se classificou para as semifinais.
Nos confrontos em que decidiu o acesso contra o Rio Claro, a equipe comandada por Sérgio Guedes repetiu o feito da etapa anterior e venceu na casa do rival, por 2 a 0, e encaminhou a classificação. O empate -2 a 2- na volta, sacramentou o acesso à elite paulista. 

Com o acesso à elite garantido pela terceira vez, o Água Santa agora vai atrás de um título inédito em sua história. Afinal, quando subiu em 2015 e 2019, ficou com a quarta e terceira colocação, respectivamente.

O JOGO

Podendo perder por até um gol de diferença, o Água Santa entrou em campo tranquilo. Trocou passe, valorizou a posse de bola e deixou o Rio Claro partir para cima. O objetivo era matar o jogo no desespero do rival.

A situação melhorou ainda mais quando o artilheiro Bambam, aos 36 minutos do primeiro tempo, fez 1 a 0. E o Água Santa, que havia vencido fora de casa por 2 a 0, foi para o vestiário com a vantagem de três gols no saldo geral. Ou seja, para levar a decisão para os pênaltis, o Rio Claro teria de fazer três gols no segundo tempo, sem sofrer nenhum.

E logo no início da etapa final, o Rio Claro empatou com o habilidoso meia Cesinha. Mas nada que abalasse o Água Santa, que segurou o ímpeto ofensivo do adversário.

Mas, aos 33 minutos, o lateral esquerdo Rhuan marcou o segundo gol do Água Santa, que festejou muito o acesso. O valente Rio Claro ainda empatou com Thiaguinho, aos 42, mas nada que abalasse a festa da equipe de Diadema, comandada com mestria pelo técnico Sérgio Guedes.

Nenhum comentário: