terça-feira, 13 de junho de 2023

Rebaixada na Bezinha, Santacruzense retorna para Quinta Divisão após 20 anos


Na manhã do último domingo, dia 11 de junho, pela antepenúltima e oitava rodada da primeira fase do Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão (popular Bezinha, a Quarta Divisão do Estado), a Santacruzense (mascote acima) foi goleada, em Penápolis, por 7 a 0 pelo Penapolense.

Esta foi a sétima derrota seguida da Locomotiva, que na rodada anterior (7ª) foi derrotada pelo Tupã por W.0 por falta de liberação do seu estádio em Santa Cruz do Rio Pardo, o Leônidas Camarinha. Desde a terceira rodada, a Esportiva vem mandando seus jogos no estádio Tonicão, em Assis, cidade distante 98.7 km de Santa Cruz do Rio Pardo.

Rebaixamento melancólico


Sem vencer uma partida e sequer marcar um gol na competição, não tem mais chances de classificação e está matematicamente rebaixada. O Tricolor de Santa Cruz do Rio Pardo segura a lanterna do Grupo 1, com apenas um ponto ganho, sendo um empate e sete derrotas, além do saldo negativo de gols de -24. O Fernandópolis é o primeiro fora da zona de rebaixamento, com 10 pontos.

Restando duas rodadas para finalizar a primeira fase da Segundona, resta a Santacruzense apenas cumprir tabela. No próximo domingo, dia 18 de junho, a Locomotiva recebe o Vocem e encerra sua participação, fora de casa, diante do Fernandópolis, no dia 24 de junho.

Depois de 20 anos

Na próxima temporada, a Associação Esportiva Santacruzense irá disputar a recriada quinta divisão do estadual, fato que não será novidade aos torcedores santa-cruzenses, pois na história a Esportiva já disputou esta divisão em cinco oportunidades -1979, 1995, 2000, 2001 e 2004.

Em 2004, no último ano de existência da Série B-2 (5ª divisão), a Santacruzense disputou a primeira fase da competição pelo Grupo 1. Em 14 jogos foram duas vitórias, dois empates e dez derrotas, marcou 9 gols e sofreu 29, saldo de -20. Porém, o Tricolor foi punido com a perda de pontos por utilizar jogadores irregulares, ficando na última colocação da chave, com apenas um ponto ganho.

Como a partir de 2005 o número de divisões foi diminuído pela FPF, a quinta divisão foi extinta e a Santacruzense disputou a recém-criada Série B do Campeonato Paulista (atual Segundona), ficou com a segunda colocação do Grupo 11 da fase semifinal e conquistou acesso à Série A3.

Relembre a campanha da Locomotiva na Série B-2 (5ª Divisão) de 2004:

Santacruzense 0×3 Penapolense

Osvaldo Cruz 4×0 Santacruzense

Garça 1×2 Santacruzense

Santacruzense 0×1 Tanabi

Prudentino 2×0 Santacruzense

Santacruzense 0×2 Assisense

Votuporanga 2×0 Santacruzense

Penapolense 6×0 Santacruzense

Santacruzense 2×3 Osvaldo Cruz

Santacruzense 2×0 Prudentino

Assisense 2×0 Santacruzense

Santacruzense 1×2 Votuporanga

Tanabi 0×0 Santacruzense

Santacruzense 1×1 Garça




 

Fonte: Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

Nenhum comentário: