terça-feira, 15 de setembro de 2020

Único brasileiro no futebol sul-africano, Ricardo Nascimento comemora dois títulos nacionais em uma semana


No espaço exato de sete dias, o zagueiro Ricardo Nascimento levantou duas taças pelo Mamelodi Sundowns. Primeiro, no último dia 5, o clube sagrou-se campeão da Liga Nacional na última rodada da competição em disputa acirrada ponto a ponto com o rival Kaizer Chiefs. Uma semana depois, no sábado (12), a equipe venceu o Bloemfontein Celtic, por 1 a 0, na final da Copa da África do Sul. Duas conquistas que representam muito para o único brasileiro a atuar no país.

``Esses títulos representam demais para mim, ainda mais em temporada tão difícil para todos por conta da pandemia. Ficamos muito tempo parados, nem sabíamos se o futebol voltaria. Além do mais, eu tive lesão que me afastou do começo da temporada, e consegui voltar muito bem após a parada e ser importante para o time novamente´´, disse Ricardo.

Emoção até o final

Mamelodi Sundows e Kaizer Chiefs chegaram à última rodada do Campeonato Sul-Africano empatados com 56 pontos, mas nos critérios de desempate, os Chiefs levavam vantagem no saldo de gols (21 a 18). Os ``brasileiros´´, apelido do Sundowns, fizeram a lição de casa e venceram o Black Leopards por 3 a 0, enquanto o rival ficou no 1 a 1 com o vice-lanterna Baroka.

``Vencer dois campeonatos em uma semana é algo único para qualquer jogador, seja na África do Sul, no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo. Vencemos as duas competições mais importantes do país, o título da Liga foi muito emocionante, conquistamos na última rodada, disputando a taça com o nosso maior rival, quando muitos já não acreditavam. Depois fomos para a final da Copa, jogo difícil, e fizemos o gol faltando 10 minutos para o fim. Foram realmente momentos únicos, muito marcantes para mim e para todos no Sundowns´´, revelou o jogador de 33 anos.

Ídolo do clube, o zagueiro chegou ao time de Pretória em 2016 e, desde então, conquistou cinco troféus: a Supercopa da África (2016-17), três edições da Premiere Soccer League, o Campeonato Sul-Africano (2017-18, 2018-19 e 2019-20) e a Copa da África do Sul (2020). Em julho, o jogador renovou seu contrato até 2023.

``Me sinto muito feliz e bem aqui, minha família e eu adoramos o país, o clube e os torcedores. A África do Sul é nossa segunda casa. Quando renovei meu contrato esse ano, eu disse que queria ajudar a conquistar mais títulos, começando pela Liga e Copa. Fico muito contente por atingir essas metas, agora também quero que os Sundowns vençam a Liga dos Campeões da África. Estou aqui para fazer história e quero fazer ainda muito mais´´, concluiu.


Carreira

Ricardo Nascimento, 33 anos, foi revelado pelo Rio Branco-SP, e acumula passagens por Figueirense e Palmeiras. Tem passagem pelo futebol europeu, sobretudo em Portugal, onde atuou por Penafiel (2009/2010), Portimonense (2010 a 2012), Moreirense (2013/2014) e Académica (2014/15 e 2015/16), também vestiu a camisa do Astra Ploiesti, da Romênia, (2011/2012). Desde 2016 defende o Mamelodi Sundowns.




Fonte e foto: Think Ball 

Nenhum comentário: