quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Taubaté lança novo projeto de gestão e aproveitamento das categorias de base


O Esporte Clube Taubaté inicia em 2021 importante capítulo em sua história. Focado em  trabalho voltado para o uso das categorias de base, o Burro da Central inicia nova fase de gestão, trabalho e aproveitamento dos jovens atletas. Para isso, importantes parcerias foram firmadas com o Alviazul, que neste ano já atuará de maneira mais contundente com a promoção de jogadores do Sub 20 ao profissional.

``O principal legado que podemos deixar ao Taubaté é estrutura e aproveitamento cada vez maior da categoria de base. Muitos jogadores de qualidade já foram revelados aqui, e muitas vezes o clube tem pouco ganho com isso -- seja técnico ou financeiro. Por isso, essa nova etapa será de grande importância para o nosso time, que terá ferramentas e profissionais cada vez mais capacitados para a atuação com esses garotos, e, claro, pensando no presente e no futuro do Taubaté´´, disse o presidente Gilson Rezende.

Nessa nova fase, o Taubaté contará com o apoio da startup Vesta, que propõe soluções inovadoras para gestão esportiva. Uma série de reuniões de planejamento definiu que a parceria vai trabalhar para alcançar dois objetivos principais: usar no time profissional do Taubaté mais jogadores formados pelas categorias de base e aumentar o faturamento do clube com transações de atletas formados em casa e com o mecanismo de solidariedade.

``A gestão profissionalizada, utilizando ferramentas já testadas e aplicadas em diferentes mercados, pode colocar o futebol em níveis mais altos de performance. A definição clara de objetivos e a estruturação de planejamento para chegar lá é o ponto de partida desse pensamento´´, explica Ana Teresa Ratti, uma das fundadoras da startup Vesta.


Para atingir os objetivos, a parceria definiu 11 estratégias principais.

``Desenvolvemos metodologia pautada em conceitos da gestão de negócios e que considera a realidade do clube, seus valores e o cenário onde está inserido´´, completa.

O Taubaté começou a utilizar, desde a primeira fase da parceria, o IVA (Instrumento de Valoração de Atletas), ferramenta que está sendo aplicada pelo clube para definir os jogadores da base a serem promovidos para o elenco que vai disputar o Campeonato Paulista Série A2 (Segunda Divisão) e as demais competições de 2021. A aplicação foi desenvolvida exclusivamente pela startup para dar suporte a ações como essa. O Taubaté é o primeiro clube a utilizá-la.

``O IVA é ponto essencial da nossa proposta, porque tira as decisões relacionadas ao caminho dos atletas jovens do campo da intuição. O instrumento tem mais de 70 variáveis, que, juntas, mostram o potencial individual de desenvolvimento na carreira de cada atleta e compara o resultado com o restante do grupo´´, define Braitner Moreira, um dos fundadores da startup Vesta.

``A ideia é que a ferramenta ofereça suporte para a tomada de decisão sobre as escolhas relacionadas à sequência da carreira dos atletas´´, afirma.


PARCEIROS

Nas próximas semanas, será o concluído o cronograma de aplicação de todas as estratégias para 2021. Por meio da Vesta, o Taubaté também poderá contar com os serviços de outras startups parceiras. A iSPORTiSTiCS, um dos parceiros apresentados ao clube, é plataforma de processamento de análise de atuações esportivas, usando inteligência artificial e as principais tecnologias para gerar dados e conteúdo para o clube -- tanto para reforçar o desempenho do processo de desenvolvimento dos atletas no dia a dia quanto para o marketing visando torcedores.

Multipremieada, a startup tem clientes em todo o mundo e agora desenvolverá trabalho com o Burro da Central.

``Nós acreditamos que a estratégia integrada de marketing/mídia e desenvolvimento técnico traz visão mais completa das oportunidades que podem ser desenvolvidas no futebol. Por isso vemos esse projeto com o Taubaté como a construção de case para o futebol brasileiro. Nosso propósito é levar tecnologia world-class para todo mundo em todos os lugares. Trabalhar a nossa parceria com o Taubaté é mais um passo importante para nós nessa direção´´, afirma Vini Gholmie, CEO e fundador da iSPORTiSTiCS, e natural de Taubaté.

Outra novidade é a parceria com o psicólogo Augusto Carvalho, especialista em Psicologia do Esporte, e que fará trabalho especial com os jovens atletas que forem integrados ao elenco profissional -- que receberão suporte para o fortalecimento dos aspectos mentais e emocionais, como autoconfiança, equilíbrio emocional, concentração, comprometimento e comunicação.

``Numa competição entre atletas de alto nível, onde os aspectos técnicos, táticos e físicos apresentam-se equivalentes (ou bem próximos), um fator que certamente influencia no desempenho – e até justifica diferenças de rendimento entre determinados atletas – é o de natureza psicológica, que engloba a percepção do esforço, estratégias cognitivas, níveis de motivação e, até mesmo, repertório de competências emocionais para enfrentar os desafios do contexto esportivo´´, destaca Carvalho, que também é taubateano.

Neste primeiro momento, o Taubaté deve aproveitar em seu elenco profissional nove atletas oriundos das categorias de base. Além disso, a equipe terá o treinador da equipe Sub 20, Douglas Leite, como auxiliar técnico do time profissional.

Sobre a Vesta

A Vesta é startup que propõe soluções inovadoras em gestão esportiva, com a missão de potencializar os ativos tangíveis e intangíveis de todos os stakeholders envolvidos no esporte. Para clubes, a empresa oferece consultoria em gestão, marketing e comunicação, além da aplicação do Instrumento de Valoração de Atletas (IVA), ferramenta utilizada para indicar quais jogadores da base têm maior potencial de aproveitamento no time principal e de gerar receita em longo prazo para a agremiação. Para jovens atletas e seus empresários e familiares, a empresa produziu o ebook "Construção de Imagem do Jogador de Futebol" e presta consultorias e mentorias individuais e coletivas sobre o tema. Para mais informações, visite www.imagemfutebol.com.br.




Foto: Caíque Toledo / EC Taubaté
Fonte: assessoria de imprensa do Taubaté



Nenhum comentário: