terça-feira, 10 de outubro de 2017

Fenapaf propõe à CBF mudanças no calendário de 2018 após entidade ignorar atletas e treinadores


A Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) enviou à Confederação Brasileira de Futebol alguns temas e propostas de alterações no calendário do futebol brasileiro de 2018. As reivindicações foram motivadas pela necessidade de diálogo da CBF com os atletas e os treinadores durante a formulação das datas, que foram divulgadas pela entidade sem nenhuma uma consulta às classes. 

``Nossa relação com a CBF sempre foi de respeito mútuo, mas é injusto que o calendário do futebol brasileiro não seja discutido com os protagonistas do espetáculo. Precisamos que todos os envolvidos participem da discussão para assim chegarmos a denominador comum. Temos demandas urgentes que precisam ser solucionadas. Ignorar a palavra dos atletas não parece ser a melhor estratégia à harmonia institucional´´, afirma Felipe Augusto Leite, presidente da Fenapaf.

Entre as principais reivindicações está a mudança na forma de disputa das séries C e D. A Fenapaf insiste que a Série C tenha o mesmo formato das séries A e B, e critica o atual modelo da série D, que após o primeiro mês de competição elimina mais da metade dos clubes.

``O modelo atual das séries de acesso não favorecem em nada a profissionalização do futebol brasileiro. Hoje, início de junho, 80% dos clubes brasileiros não têm mais atividades. Isso só contribui para o amadorismo do nosso futebol e para as demissões em massa dos atletas,  com reflexos cada vez maior em demandas judiciais´´, aponta Felipe. ``O assunto toma contornos de problema social e de Estado. Atletas desempregados são tragados pelo alcoolismo, desarranjo familiar, depressão, marginalidade´´, emendou.

Felipe acredita que soluções poderiam surgir a partir de grande debate entre o Governo Federal, a CBF, a Fenapaf, a FBTF, os clubes e as Associações dos Cronistas Esportivos.   

``É necessário discutirmos novo modelo em grande debate futebolístico. Nosso futebol vive uma crise estrutural e financeira. Precisamos encontrar soluções para isso e a melhor forma é unindo profissionais experientes do meio´´, afirmou. 
  
Confira abaixo na íntegra as cinco propostas enviadas pela Fenapaf à CBF na última terça-feira, dia 3. 

1 - Igualdade na forma de disputa das séries A, B e C;

2 - Modificação do regulamento da série D a fim de que seja evitada a exclusão de 60% dos clubes já no mês de junho e consequentemente incremento do desemprego que assola nossa categoria;

3- Exigência da assinatura da CTPS a fim de que o atleta figure no BID;

4- Obrigatoriedade da pré-temporada de 25 dias após as férias coletivas de 30 dias;

5- Inter pré-temporada no período da Copa do Mundo de 2018.




Fonte: 

Nenhum comentário: