terça-feira, 7 de julho de 2020

Preparador físico do Botafogo-SP diz que elenco precisa de cinco semanas para entrar em forma


Com o futebol paulista paralisado desde o dia 16 de março, Emerson Buck, preparador físico do Botafogo, afirmou que a preparação ideal para um time retornar aos jogos neste momento é de no mínimo de cinco semanas. Porém, como o Paulistão vai começar ainda no mês de julho, ele vai ter de se virar para colocar o elenco em forma física.

O elenco botafoguense se reapresentou no dia 22 de junho, quando realizou os primeiros exames de sorologia de coronavírus. No total, 14 pessoas, sendo nove jogadores, três membros da comissão técnica e dois funcionários, foram diagnosticados com a doença. Logo depois, o grupo realizou avaliações físicas, fisiológicas e bioquímicas.


``No mínimo, vamos precisar de quatro a cinco semanas de preparação para seguir o protocolo que foi determinado pela Federação Paulista de Futebol e autoridades de saúde. Em princípio, o trabalho teve que ser realizado individualmente e, logo depois, em pequenos grupos. Na sequência, será permitido o trabalho com mais atletas e, na última fase, o trabalho técnico e tático´´, disse Emerson Buck.

``Nesta retomada, nossa programação é realizar todas as avaliações físicas como ocorrem numa pré-temporada. Essa avaliação demanda tempo porque os trabalhos agora precisam ser feitos de forma individualizada. Nesta semana, estão programados também os testes cardiológicos´´, acrescentou.

O preparador físico botafoguense afirmou também que os atletas retornaram dentro de condição esperada. Buck disse estar preocupado com o aumento no número de lesões musculares nesta retomada do futebol.

``Qualquer competição de alto nível que aconteça sem preparação adequada, o risco de aumentar o número de lesões é muito maior.  Nesta situação atípica que vivemos, esse risco é ainda maior. Foram 100 dias sem atividades físicas, técnicas e táticas específicas´´, afirmou.

Ele explicou também como funciona o treino de prevenção, que está sendo realizado pelo clube nos últimos dias.

``O treino de prevenção é forma integrada de trabalho do departamento físico com o departamento médico e fisioterapia. É equipe multidisciplinar, que realiza trabalhos de força, equilíbrio e velocidade, que é trabalho também preventivo. É desta forma que estamos realizando atividades com o objetivo de prevenir lesão caso o campeonato volte de forma antecipada´´, completou.




Fonte e foto: assessoria de imprensa do Botafogo

Nenhum comentário: