domingo, 5 de julho de 2020

Ferroviária finaliza testes físicos e encerra primeira semana de treinos visando retomada no Paulistão


A Ferroviária não tem tempo a perder. Afinal, depois de mais de 100 dias longe da bola, o elenco terá maratona de jogos pela frente. Primeiro, com a retomada do Campeonato Paulista. Em seguida, com o retorna da Copa do Brasil. E, por último, a luta que promete ser dura e iniciar a partir de setembro pelo título e acesso na Série D do Brasileiro.

Visando o retorno das atividades presenciais, que foram liberadas pelo Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de Araraquara e que aconteceu na quarta-feira (1//7), a Ferroviária iniciou o protocolo de retomada com testes de Covid-19 em seus jogadores e comissão técnica, além de funcionários que participarão desta primeira fase de reinício. Os atletas também participaram de testes físicos e clínicos com o departamento médico do clube.

Em parceria, mais uma vez, com o Laboratório São Lucas, os atletas, comissão e funcionários, foram testados e começaram as baterias de testes físicos e clínicos.

``Em decorrência da pandemia, montamos protocolo de cuidados, para os atletas retornarem de maneira segura e sem contaminação. Nessa primeira fase, fizemos videoconferência, onde foi discutido normas e rotinas implantadas. Dividimos em grupos os atletas para ter controle de maneira segura. Fizemos conscientização com os atletas, na questão da importância da segurança que eles têm também com seus familiares. Foi explicado o uso da máscara, a higienização das mãos, evitar aglomeração, para que eles possam voltar para casa de maneira segura e que não contaminem ninguém´´, afirmou o médico Daniel Felício.


Na parte física e médica, os atletas também passaram por bateria de testes, visando minimizar o alto índice de lesões.

``A importância do retorno é controlar cargas de treinos e precaver altos índices de lesões que vem acontecendo nos campeonatos que voltaram, tanto na Europa quanto no Brasil. Sabemos que o índice de inatividade aumentou e estamos preocupados em adaptar cargas e avaliar tudo isso para conseguir fazer crescente e não ter risco de lesão aumentado, para ter o máximo de atletas possível na retomada. Fizemos bateria de testes biomecânicos e outros mais relacionados a força´´, explicou o fisioterapeuta Diego Telarolli.

Diante de todos os testes será possível fazer programação de treinos.

``Vivemos momento atípico, mais de 90 dias sem atividade e agora caracterizando essa volta presencial, estamos fazendo bateria de testes com a fisiologia, fisioterapia, para elaborar programa de treino, onde possamos minimizar o maior impacto em questão de treinamentos dos atletas. Pensando num controle de carga, que será muito importante para elaborar  programa onde não venhamos levar impacto na preparação inicial. Fazendo controle de carga, subindo gradativamente para ter o mínimo de baixa e prepará-los para jogo para mais ou menos daqui 30 dias´´, falou o preparador físico França.

O meia Tony explicou a importância dos treinos presenciais para o elenco da Locomotiva.

``Esperançoso, não só pelo futebol estar voltando, mas para a melhora geral de todos, da sociedade. A diretoria tem dado suporte muito grande e até em termos de tranquilidade, para que possamos estar trabalhando, mesmo de casa. Foi nos passado a importância de seguir nos cuidando e todas as medidas de proteção para poder iniciar o mais rápido possível e voltar com segurança´´, ressaltou o jogador, que teve o contrato renovado recentemente.

Nesta primeira fase, os 35 atletas foram divididos em grupos por posição, para evitar aglomeração e seguir as normas e protocolos. A Locomotiva se prepara para os dois jogos finais do Campeonato Paulista contra Ituano e Inter de Limeira, ainda sem data definida.




Fonte e foto: assessoria de imprensa da Ferroviária

Nenhum comentário: