quarta-feira, 21 de julho de 2010

São Bernardo prioriza o trabalho nas categorias de base na Copa Paulista

Com apenas cinco anos de vida, o São Bernardo já colhe seus frutos nas categorias de base. Hoje, em seu elenco principal que disputa a Copa Paulista, o Bernô conta com 18 atletas formados no clube. No empate por 1 a 1 diante do Barueri, o técnico Ruy Scarpino relacionou 13 jogadores pratas da casa.

Alguns já são conhecidos da torcida: Danielzinho e Raul, o volante Daniel Pereira, o zagueiro Bruno Alves e os goleiros Anderson e Jefferson, fizeram parte da campanha do São Bernardo na conquista do acesso à Primeira Divisão do Campeonato Paulista.

- Eu sou da cidade de São Bernardo e tive a oportunidade de jogar por várias vezes na seleção da cidade, que era treinada pelo Paraná (atual técnico da categoria Sub-15 do Bernô). Hoje, eu posso dizer que sou criado pelo Tigre - diz o goleiro Anderson.

O atacante Diogo Acosta, também formado pelo Bernô, foi um dos responsáveis pelo acesso do Palmeiras B à Série A-2 (Segunda Divisão) do Paulista, no primeiro semestre deste ano – estava emprestado ao alviverde.

- Disputei a Copa São Paulo de Juniores pelo São Bernardo no ano passado e depois participei da Copa Paulista com o time profissional. Amadureci muito e despertei o interesse do Palmeiras - contou Acosta que, de volta ao Tigre do ABC, promete empenho para assegurar sua vaga no ataque.

Outros recém-promovidos, como os atacantes Caio, Reinaldo e Soares, os volantes Augusto e Carneiro, o meia Cleyton, os laterais Pará e Thiaguinho, os zagueiros Anderson, Igor e Well, esperam a oportunidade para construir sua historia no Tigre do ABC.

- É um aprendizado muito grande poder jogar com o time profissional. Me ajudou a crescer tanto dentro quanto fora de campo - afirmou o lateral Pará, que já havia integrado o elenco profissional em outras oportunidades.

O jovem atacante Caio, de apenas 17 anos, entrou na segunda etapa do jogo contra o Barueri, fez sua estreia jogando pela categoria principal e afirma ter ficado surpreso em poder atuar.

- Achei que iria vir só para compor elenco, mas consegui entrar e ajudar o grupo - revelou o atleta, que manda um recado para os companheiros que ainda estão na base. “Fiquem sempre preparados, pois quando vocês menos esperarem serão chamados e terão que aproveitar a chance” - avisou.

- Todos os atletas só chegaram por causa de sua qualidade e isso acontece quando temos um trabalho forte em sua formação. Quando se promove um jogador precisa ter a atenção apurada para não cortar etapas de sua formação. É um trabalho conjunto de toda a comissão técnica - observou o técnico Ruy Scarpino.

O diretor das categorias de base do São Bernardo, Juninho Fonseca, aprova a promoção dos jovens jogadores para o elenco profissional.

- Isso mostra que o Ruy Scarpino e toda comissão técnica estão atentos às categorias de base, notando que o trabalho está sendo bem feito - finalizou Juninho.

Nenhum comentário: