sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Marcos Paquetá comanda Líbia em estreia na Copa das Nações Africanas

Nesta sexta-feira (20/1) o técnico brasileiro Marcos Paquetá enfrentará um dos maiores desafios de sua carreira ao comandar a seleção da Líbia na Copa das Nações Africanas. O time líbio fará a partida de abertura da competição contra a Guiné Equatorial, que sedia o torneio em conjunto com o Gabão.

Essa é apenas a terceira vez em sua história que a Líbia disputa a Copa das Nações Africanas. A primeira vez foi em 1982, quando foi sede e vice-campeã, e a segunda em 2006.

A Líbia está no grupo A da competição ao lado de Guiné Equatorial, Senegal e Zâmbia. Os dois primeiros colocados de cada um dos quatro grupos que compõem essa fase avançarão para as quartas de final.

A Líbia conseguiu a classificação para terceira Copa das Nações de sua história de forma heróica, pois disputou as eliminatórias durante o auge da guerra civil que assolou o país. A seleção de Marcos Paquetá ficou com a segunda posição do grupo B, com 12 pontos e nenhuma derrota, e se garantiu na competição como um dos melhores segundos colocados.

No meio do caminho, Paquetá e os jogadores tiveram que superar as dificuldades de trabalhar em meio ao Ramadã, o fato de não poder jogar em casa devido à guerra, e os problemas para reunir o time nesse período. Animado pelo sucesso, mas ciente das dificuldades, Marcos Paquetá comentou sobre suas expectativas para a competição.

``Está havendo uma comoção muito grande do povo líbio em torno da nossa participação na Copa das Nações Africanas e os jogadores estão muito motivados por isso. Caímos num grupo complicado, mas estamos dispostos a fazer o melhor possível para honrar o país. Passamos por muita coisa juntos. Quando os jogadores estiverem em campo, tenho certeza levarão na mente como motivação todo caminho de superação que trilhamos para chegar até esse jogo de estreia. Dirigi a Arábia Saudita na Copa do Mundo da Alemanha, mas acredito que a emoção de classificar e ver a Líbia na Copa das Nações Africanas, por tudo o que aconteceu no país, será uma das maiores, se não a maior emoção da minha carreira´´, disse Marcos Paquetá.

Diversas vezes campeão no futebol árabe e nas seleções brasileiras de base, Marcos Paquetá assumiu o comando técnico da Líbia em julho de 2010 para revitalizar o futebol do país. Até então, conquistou cinco vitórias, empatou três vezes e perdeu apenas uma partida. O única derrota foi para Costa do Marfim, de Drogba e Toure, em amistoso disputado na última terça-feira (17/01). Esse jogo, ao contrário do que sugere o resultado, aumentou a confiança de Paquetá em relação ao que esperar de sua equipe.

``Perdemos para Costa do Marfim no último amistoso, mas jogamos de igual para igual. O esperado, pela qualidade e pela bagagem internacional que os jogadores deles têm, era que a Costa do Marfim tivessem o controle da partida o tempo inteiro. Mas minha equipe se portou muito bem e não deixou isso acontecer. Sem dúvida, as seleções que estão na Copa das Nações Africanas irão nos olhar diferente depois dessa partida. Se minha equipe repetir o que mostrou, teremos chances de passar para a próxima fase e continuar a sonhar´´, concluiu.

Nenhum comentário: