sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Confira um raio-x dos 50 gols do argentino Calleri pelo São Paulo


Referência no ataque, ídolo da torcida e um dos principais jogadores do São Paulo, Jonathan Calleri segue enriquecendo a sua trajetória no clube do Morumbi, com marcas importantes sendo alcançadas. Nesta semana, o argentino chegou ao seu 50º gol pela equipe, na vitória de 3 a 0 sobre o São Bento, em Sorocaba, pela 10ª rodada do Campeonato Paulista.

Calleri é o terceiro estrangeiro na história do São Paulo a balançar as redes 50 vezes. Além dele, apenas Sastre (56) e Pedro Rocha (119) atingiram tal feito. Se levarmos em conta a média de gols de cada um, porém, o atual camisa 9 só fica atrás do compatriota, que defendeu o Tricolor nos anos 40.

O centroavante possui o desempenho de um tento a cada 2,4 jogos, contra 2,3 de Sastre. Já o uruguaio deixou a sua marca a cada 3,3 partidas.

Segundo maior goleador do atual elenco, atrás apenas de Luciano (54), Calleri também já aparece em nono no ranking de artilharia da equipe no Século XXI, mas está a apenas um gol de Kaká. Luis Fabiano é o líder, com 212 tentos. Contudo, novamente, se levarmos em consideração a média de gols, o atual atacante do time só é superado por França (1,26) e o Fabuloso (1,66).

``É sempre especial marcar gols e alcançar feitos relevantes como esse, ainda mais aqui no São Paulo, clube que faço questão de ressaltar o carinho que tenho e o quanto sou feliz por poder fazer parte dessa brilhante história´´, afirmou.

``Não é fácil chegar a 50 gols, ainda mais por equipe com tamanha grandeza como é o São Paulo, onde a concorrência é fortíssima. Fico feliz em ajudar e sigo trabalhando, cada dia com mais motivação, para marcar muitos outros gols e dar alegrias para o nosso torcedor. Espero que, nesta temporada, a gente possa comemorar títulos com os nossos torcedores´´, completou.


Principais vítimas

Com quatro gols sofridos, o Trujillanos, da Venezuela, é a principal vítima de Calleri vestindo a camisa do São Paulo. Todos os tentos, inclusive, foram marcados em um único jogo, durante a primeira passagem do argentino pelo clube, em 2016, na goleada de 6 a 0, pela Libertadores.

Naquele ano, inclusive, Calleri balançou as redes 16 vezes em 31 duelos, sendo nove deles em 12 partidas pela competição sul-americana, fato que o fez ser o artilheiro do torneio e o atleta do Tricolor com mais bolas na rede em uma mesma edição na história da competição.

Entre os grandes rivais do São Paulo, Corinthians e Santos, com três gols sofridos cada, são as maiores vítimas.


Palcos prediletos

60% dos gols de Calleri pelo São Paulo foram marcados no Morumbi. Além dos 30 tentos na casa são-paulina, o jogador também já deixou a sua marca em outros 17 palcos.

Gols por competição

Artilheiro do São Paulo na Libertadores de 2016, com nove gols, Calleri também já deixou a sua marca em outras três competições. A principal delas, o Campeonato Brasileiro, com 26 bolas na rede.

Pelo Paulistão, o argentino já soma 14 gols, dois deles, na atual temporada, e mais um tento pela Copa Sul-Americana, na campanha do vice-campeonato do ano passado.

Gols com quatro partes do corpo

Dos 50 gols anotados por Calleri, 27 deles saíram com o pé direito, quatro deles de pênalti. Chama a atenção, contudo, o alto número de gols de cabeça, 20. Com a canhota, ainda saíram mais dois e um com a coxa esquerda.

Números gerais

O gol marcado contra o São Bento foi o segundo de Calleri em 2023 e o 34º na sua segunda passagem pelo São Paulo. Desde 2020, quando retornou ao clube, o centroavante ainda deu oito assistências.

Somando as duas passagens, Calleri já atuou em 121 partidas, marcou 50 gols e deu 11 assistências. Ou seja, tem a impressionante média de uma participação direta em gol a cada praticamente dois jogos (1,98).

Confira abaixo os dados completos de Calleri pelo São Paulo:

4 gols: Trujillanos

3 gols: Água Santa, Athletico-PR, Ceará, Coritiba, Santos, Corinthians e Flamengo

2 gols: Palmeiras, Red Bull Bragantino, River Plate e Atlético-MG

1 gol: América-MG, Atlético-GO, Atlético Nacional, Botafogo-SP, Cuiabá, Goiás, Guarani, Juventude, Osasco Audax, Ponte Preta, São Bento, São Bernardo, Sport, The Strongest, Universidad Católica, Universidad César Vallejo e Vitória


Gols por estádio

30 gols: Morumbi

3 gols: Pacaembu

2 gols: Mané Garrincha

1 gol: Atanasio Girardot, Brinco de Ouro, Castelão, Couto Pereira, Distrital do Inamar, Hernando Siles, Independência, José Liberatti, Mansiche, Maracanã, Moisés Lucarelli, Nabi Abi Chedid, Neo Química Arena, San Carlos de Apoquindo, Walter Ribeiro


Gols por competição

Campeonato Brasileiro – 26 gols

Campeonato Paulista – 14 gols

Libertadores – 9 gols

Copa Sul-Americana – 1 gol


Gols por parte do corpo

Pé direito – 27 gols

Cabeça – 20 gols

Pé esquerdo – 2 gols

Coxa esquerda – 1 gol


Maiores artilheiros estrangeiros do São Paulo

1º – Pedro Rocha (Uruguai) – 119 gols em 393 jogos

2º – Sastre (Argentina) – 56 gols em 129 jogos

3º – Calleri (Argentina) – 50 gols em 121 jogos


Maiores artilheiros do São Paulo no Século XXI

1º Luís Fabiano – 212 gols em 352 jogos

2º Rogério Ceni – 112 gols em 906 jogos

3º França – 69 gols em 87 jogos

4º Dagoberto – 61 gols em 241 jogos

5º Hernanes – 56 em 330 jogos

6º Luciano – 54 gols em 145 jogos

6º Borges – 54 gols em 150 jogos

8º Kaká – 51 gols em 155 jogos

9º Calleri – 50 gols em 121 jogos

10º – Pato 47 gols em 136 jogos


Geral

121 jogos

50 gols

11 assistências






Fonte e foto: Triple

Nenhum comentário: