quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Por vaga no G8 da Série A2, Velo Clube e Taubaté se enfrentam pela 17ª vez


Em duelo direto por uma vaga dentro do G8, Velo Clube (mascote acima) e Taubaté se enfrentam na noite desta quarta-feira (15/2), às 20 horas, no estádio Benito Agnelo Castellano, o Benitão, em Rio Claro, pela 10ª rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da Série A2, a segunda divisão do estadual.  

Este será o 17º confronto entre os rivais pelo estadual desde 1954. Desde então, foram 12 jogos pela Série A2 e quatro pela Série A3. O retrospecto é favorável ao Burro da Central com seis vitórias contra quatro do Galo Vermelho, além de seis empates.


Goleada humilhante

A maior goleada da história do confronto pertence ao Burro da Central, que com seis gols de Berto e três de Silvio, venceu o Velo Clube por 9 a 2, em Taubaté, pela Segunda Divisão (atual Série A2) de 1954, ano que a equipe do Vale do Paraíba conquistou seu primeiro acesso à elite. Tonhão e Araraquara marcaram os gols da equipe rubro-verde.

Último duelo deu empate

No encontro mais recente, há exatos um ano atrás, em partida realizada no estádio Joaquinzão, em Taubaté, válida pela sétima rodada da primeira fase da Série A2 do ano passado, com gols marcados no primeiro tempo através de Léo Gobo e Felipinho, o Velo Clube vencia o rival por 2 a 0 até aos 30 minutos do segundo tempo, mas o Burrão reagiu e foi buscar o empate por 2 a 2, com gols de Thiaguinho (pênalti) e do zagueiro Donato.

Situação atual

Sem vencer há quatro rodadas - dois empates e duas derrotas, o Velo Clube vem de empate, fora de casa, por 2 a 2 no dérbi rio-clarense com o arquirrival Rio Claro, partida realizada no estádio Schmidtão.

Já o Burro da Central busca reabilitação da derrota sofrida em casa por 3 a 2, de virada, para o Juventus, disputada no Joaquinzão, em Taubaté.

Classificação

Os rivais fazem campanhas semelhantes e cada um soma 11 pontos - três vitórias, dois empates e quatro derrotas. No critério de desempate, saldo de gols (1 contra -3), o Burrão leva a melhor e aparece na 8ª posição, enquanto que o Alvirrubro de Rio Claro é o 9º colocado, o primeiro clube fora da zona de classificação.






Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

Nenhum comentário: