quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Há 60 anos, São Bento conquistava seu primeiro acesso ao Paulistão


Noite de sexta-feira do dia 22 de fevereiro de 1963, véspera de carnaval, o Esporte Clube São Bento (109 anos), de Sorocaba, vencia por 2 a 1 o América, de São José do Rio Preto, no estádio do Pacaembu, em São Paulo e conquistava o título do Campeonato Paulista da Primeira Divisão (atual Série A2) de 1962, consequentemente, o inédito acesso à divisão de elite do futebol paulista.

Dr. Rivaldo, o "Presidente da Vitoria”

Na época da grande final, o Bentão passava por grandes dificuldades  financeiras e seus jogadores estavam sem receber pagamento há cerca de 3 meses. Mesmo assim, os heroicos atletas honraram o acordo com o presidente Dr. Rivaldo Costa de Oliveira, que se comprometeu em colocar em dia os salários atrasados e assim o fez. Depois da conquista inédita, Dr. Rivaldo ficou conhecido como ”O Presidente da Vitoria”.

Desde então, o São Bento permaneceu 29 anos ininterruptos na elite do futebol paulista, tendo sido sua melhor campanha um honroso 4º lugar no Paulistão 1963. Amargou a queda em 1991, este o primeiro rebaixamento na história do glorioso Alviceleste.

Primeirona de 62, a dificílima competição de acesso

A primeira fase da principal divisão de acesso de 1962, foi disputada por 22 agremiações divididas regionalmente em dois grupos iguais, com o campeão de cada chave disputando a única vaga no Paulistão de 1963, na época Divisão Especial.

O São Bento sagrou-se campeão da Série José Ermírio de Moraes Filho, com 30 pontos. Já a equipe rio-pretense foi campeã da Série João Mendonça Falcão, com 29 pontos. Lembrando que a vitória valia dois pontos

Finalistas, Bentão e Mecão decidiram em “melhor de três partidas” o título da Primeirona. No 1º jogo houve empate por 0 a 0, em São José do Rio Preto e nova igualdade no placar no 2º encontro em Sorocaba, desta vez por 1 a 1.

A partida histórica, válida como terceiro jogo da final da divisão de acesso terminou empatada em 1 a 1 no seu tempo normal. A vitória beneditina veio aos 12 minutos da prorrogação, quando o meia Bazzaninho lançou Paraná pela esquerda, este entrou em diagonal na área e tocou para Picolé marcar o gol do título.

O Alviceleste de Sorocaba tinha como técnico Wilson Francisco Alves, o Capão, que mandou a campo com Valter; Julião, Odorico e Salvador; Nestor e Paulinho; Raimundo, Cabral, Picolé, Bazzaninho e Paraná.

Enquanto que o Alvirrubro de São José do Rio Preto do técnico João Avelino, o popular 71, atuou com Reis; Murilo, Gutemberg e Ambrósio; Fogueira e Renatinho; Colada, Sapucaia, Valter, Cuca e Dirceu. A partida foi dirigida pelo árbitro Anacleto Pietrobom e teve uma arrecadação de Cr$ 5.371.850.

Jogos do Bentão na 1ª fase

São Bento 4×2 XV de Jaú

Bragantino 1×2 São Bento 

São Bento 4×1 Paulista de Jundiaí

Elvira de Jacareí 3×1 São Bento 

São Bento 3×1 Nacional-SP

Ponte Preta 1×2 São Bento 

São Bento 3×0 Irmãos Romano

Estrada de Sorocaba 1×3 São Bento 

São Bento 1×1 Portuguesa Santista

Ferroviária de Botucatu 2×1 São Bento 

São Bento 6 ×1 Bragantino

Nacional-SP 0 × 2 São Bento 

Irmãos Romano 1×1 São Bento 

São Bento 3 × 0 Ponte Preta

Paulista de Jundiaí 0 × 2 São Bento 

São Bento 2 × 1 Ferroviária de Botucatu

Portuguesa Santista 3 × 1 São Bento 

São Bento 2 × 1 Estrada de Sorocaba

São Bento 2 × 1 Elvira de Jacareí

XV de Jaú 2 × 1 São Bento 





Luiz Carlos Éden – Sorocaba (SP)

Nenhum comentário: