sábado, 28 de novembro de 2015

Artilheiro e ídolo na Tailândia, ex-palmeirense Diogo fatura terceiro título no país

O atacante Diogo, ex-Palmeiras, vive ano mágico na Tailândia. Neste sábado (28/11), ele ajudou o Buriram United a derrotar o Bangkok Glass por 3 a 1, na casa do rival, e faturou o título do Campeonato Tailandês com três rodadas de antecedência – o time abriu 13 pontos de vantagem sobre o vice-líder Muang Thong e está invicto até aqui – e, de quebra, conquistou a vaga para a Liga dos Campeões da Ásia de 2016.

Este já é o terceiro troféu levantado por Diogo na temporada, somando as conquistas da Supercopa da Tailândia e da Copa da Liga Tailandesa. O atacante revelado nas categorias de base do Palmeiras joga ao lado de outro brasileiro, o tocantinense Gilberto Macena.

``Essa conquista foi importante por eu ter chegado em clube novo e manter o que já vinha sendo feito. O Buriram era o atual bicampeão nacional, então havia pressão de manter o que já vinham conquistando. Por isso, foi ano maravilhoso para mim e todos os que estão aqui´´, festeja o atacante, relembrando que o clube se tornou tricampeão tailandês – havia vencido também em 2013 e 2014 – e agora tem cinco títulos na história, sendo o maior campeão do país asiático.

Com 29 gols em 29 jogos no Campeonato Tailandês, Diogo se tornou o maior artilheiro da história da competição e ganhou status de ídolo do Buriram United. No total, contando as outras competições disputadas pelo brasileiro, ele soma 41 gols em 46 partidas pelo clube. Ele já havia sido apontado como herói ao anotar o gol do título da Supercopa da Tailândia, em janeiro, na vitória por 1 a 0 sobre o Bangkok Glass, na decisão. É, portanto, ano para ficar guardado na memória do jogador.

``Foi ano bem especial, pois quebrei recordes de gols, o time está jogando bem e fomos campeões. Os gols e recordes que alcancei são muito importantes, mas não teriam o mesmo valor se o título não viesse e, por isso, estou muito feliz. Enfim, esse tem sido um ano bem abençoado´´, afirma.

Diogo ainda pode faturar mais dois troféus em 2015. Na quarta-feira (2), o Buriram disputará as semifinais da FA Cup da Tailândia, contra o Chainat, em duelo único. Além disso, o time enfrentará o Albirex Niigata, do Japão, dia 20 de dezembro, pelo título da Toyota Premier Cup. Com tantas conquistas e outras que ainda podem acontecer, Diogo também já projeta a próxima temporada.

``O nosso objetivo, até pela campanha neste ano, é ir bastante longe no ano que vem e quem sabe chegar entre os quatro primeiros da Liga dos Campeões da Ásia na próxima temporada´´. vislumbra.

Aos 28 anos, Diogo já ostenta diversas taças no currículo. Pelo Olympiacos, da Grécia, faturou três vezes o Campeonato Grego (2008/2009, 2010/2011 e 2011/2012) e duas vezes a Copa da Grécia (2009 e 2012). Pelo Santos, conquistou a Libertadores (2011) e o Paulista (2011). Pela Portuguesa, clube que o revelou para o futebol, levantou o troféu do Campeonato Paulista da Série A-2 (2007) e ajudou a equipe a retornar para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, em 2007.

GILBERTO MACENA

``Sabíamos que seria jogo duro, mas entramos concentrados e focados no resultado positivo. Logo saíamos na frente e tivemos força para voltar a comandar o marcador, quando eles empataram. O time lutou bastante e chegou com méritos ao título tailandês. Fizemos campanha regular ao longo do campeonato, em que não sofremos nenhuma derrota, e sempre tivemos na parte de cima da tabela de classificação´´, comenta Macena.

``Quero dedicar esse título a nossa torcida, aos meus familiares e tocantinenses de Cachoerinha, pois sou representante da cidade e do Tocantins, que está conseguindo êxito no futebol internacional, o que serve de incentivo para outros jovens da região, que sigam acreditando em seus sonhos, assim como eu fiz no começo da minha carreira´´, complementa Gilberto.




Fontes: Comcept e ASE
Foto: Comcept

Nenhum comentário: