terça-feira, 17 de novembro de 2015

Projeto de Johan Cruyff no Brasil comemora cinco anos

Devolver às crianças e jovens espaços adequados para a prática esportiva próximos de suas casas. Para isso, a Fundação Johan Cruyff saiu da Holanda há exatamente cinco anos, chegou ao Brasil, foi para a região de Ermelino Matarazzo, na cidade de São Paulo, Zona Leste, e instalou o projeto piloto de programa já muito bem sucedido em outras 200 sedes espalhadas por diversos países pelo mundo.

E para marcar essa comemoração, o Cruyff Court Ermelino Matarazzo realizará no dia 28 de novembro, entre 9h30 e 15 horas, grande evento com jogos e exposição sobre o projeto. Na ocasião, será produzido pelos alunos participantes um vídeo de agradecimento que será enviado ao Johan Cruyff, mentor do projeto.

Em quadra apropriada e com programação focada no futebol, o Cruyff Court Ermelino Matarazzo tem por objetivo principal proporcionar a melhora na qualidade de vida através do esporte. A escolha por Ermelino Matarazzo não foi por acaso. O bairro, como tantos outros nas periferias de São Paulo, sofre com questões de violência, crime, tráfico e consumo de drogas, além de ter muitos jovens sem ocupação nas horas em que não frequentam as escolas. Sendo assim, o projeto, que procura se instalar em comunidades com maior vulnerabilidade social, vai além do futebol.

Com foco em público formado por crianças e jovens entre 7 e 17 anos, o projeto  propõe aos alunos a reflexão sobre valores e noções de cidadania por meio de dinâmicas criadas pela Fundação Cruyff. Atividades educativas baseadas em lemas como respeito, cooperação, participação social e responsabilidade, envolvem os alunos e também seus familiares, estimulando o desenvolvimento social local. Mais de 1500 alunos já participaram do projeto.

O Cruyff Court também oferece oportunidades de trocas entre a Holanda e o Brasil como os intercâmbios de profissionais e alunos, possibilitando o acesso de jovens a realidade bastante diferente. Essas experiências incentivam os participantes a ampliarem seus horizontes, suas perspectivas de vida e de futuro, além de auxiliar para que essas crianças e jovens valorizem mais seus estudos. Mais de 20 alunos brasileiros já participaram desse intercâmbio.

Os participantes do Cruyff Court são acompanhados por equipe multidisciplinar que orienta e adapta os treinos para saúde equilibrada. Todos os alunos recebem lanche saudável após o término das atividades esportivas.

Segundo Joelke Offringa, Presidente do IPB, “a sede em São Paulo tem trabalhado para ser modelo de qualidade e sucesso. Em 2012, fomos agraciados com o prêmio de Cruyff Court do Ano. Apesar de muitos desafios ainda existentes, sentimos que os objetivos estão sendo cumpridos, pois entendemos que nossas atividades podem mesmo fazer a diferença na vida desses jovens.”

Ele finaliza “o futebol é um ótimo caminho para inclusão e para a transformação social. O Brasil tem o desafio de incentivar cada vez mais projetos como esse para provocar mudanças estruturais e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa”.

O que são os Cruyff Courts no mundo e sua parceria no Brasil com o IPB:

Criado em 1997 por Johan Cruyff, eleito pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, como o melhor jogador europeu do século, os Cruyffs Courts  oferecem espaços para a prática esportiva, educam para cidadania e propõe qualidade de vida. No mundo, milhares de crianças e jovens participam desse projeto, sendo que o de Ermelino Matarazzo é a primeiro das Américas.

Em São Paulo, a Fundação Johan Cruyff se uniu ao Instituto Plataforma Brasil – IPB, organização sem fins lucrativos que tem como missão gerar oportunidades de desenvolvimento humano por meio de diálogos interculturais e ações socioeducativas. Atuante há 22 anos no país, o IPB já produziu mais de 100 projetos que geram oportunidades de inclusão sócio-cultural e  esportiva.

SERVIÇO:

Aniversário Cruyff Court
Data e hora: dia 28 de novembro, das 9h30 às 15 horas
Local: Rua Bartolomeu Belland, 2 (altura do número 1860 da Estrada Mogi das Cruzes) - Ermelino Matarazzo - São Paulo - Capital.
Fonte: Venturini Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: