terça-feira, 25 de março de 2014

Grêmio Barueri completa 25 anos lutando contra o rebaixamento

Hoje, 25 de março, o time de Barueri, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, completa 25 anos de existência. O time foi fundado em 1989 com o nome de Grêmio Recreativo Barueri (GRB), mas só entrou para o cenário do futebol profissional em 2001, como integrante do Grupo A da extinta Série B-3 do Campeonato Paulista, equivalente ao sexto nível do futebol profissional do estado de São Paulo. O time tem a Abelha como sua mascote.

Com cinco acessos conquistados de forma consecutiva, o time saltou da Série B-3 de 2002 para a Série A-1 em 2007, a Elite do Campeonato Paulista. Também no ano de 2006, em sua primeira disputa a nível nacional, como quarto colocado da Serie C do Campeonato Brasileiro, garantiu participação na Série B de 2007 e, em 2008, conseguiu o acesso a Série A do Campeonato Brasileiro.

Em 2009, como debutante no Brasileirão, terminou a competição na 11ª colocação, garantindo uma vaga na Copa Sul-Americana de 2010.

O Estádio Municipal Orlando Baptista Novelli, onde o time manda seus jogos desde 2001, através da prefeitura local, passa por grande remodelação e, em 2007, transforma na Arena Barueri, atualmente com capacidade para mais de 30 mil torcedores.

Em 2010, devido a desacordos com a prefeitura da cidade, o time mudou para Presidente Prudente, cidade do interior de São Paulo, passando a se chamar Grêmio Prudente. No mesmo ano, o time ficou na ultima colocação do Brasileirão e foi rebaixado a Série B.

Em 2011 um novo rebaixamento caindo da Série A-1 do Campeonato Paulista para Série A-2. Ainda em 2011, o time foi comprado por um grupo de empresários da cidade de Barueri. Voltou a se chamar Grêmio Barueri e retornou à cidade que o projetou nacionalmente.

Mesmo assim a série de rebaixamentos não parou por aí e, em 2012, o time foi rebaixado a Série C do Campeonato Brasileiro e, no ano seguinte, rebaixado para a Série D.

Pela Série A-2 (Segunda Divisão) do Campeonato Paulista de 2013, o time vem lutando desesperadamente contra o rebaixamento a Série A-3 (Terceira Divisão).






Fonte: Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)

Nenhum comentário: