terça-feira, 18 de abril de 2017

Ituano e Santo André vão decidir título pela terceira vez

Em dois jogos, Ituano e Santo André começam a decidir o título do Torneio do Interior de 2017 nesta sexta-feira (21/4), às 16 horas, no estádio Novelli Júnior, na cidade de Itu. Os dois clubes reviverão os bons duelos do início deste século, quando subiram da Segunda Divisão (Série A-2) do Campeonato Paulista e decidiram duas Copas Paulistas, competição que reúne equipes das Séries A-1, A-2 e A-3 do Estadual.

Na oportunidade, os rivais se enfrentaram 16 vezes, entre 2000 e 2003. Em 2000, eles se enfrentaram na Série A-2 e brigaram pelo acesso na Série C do Brasileiro. Em 2001, os dois subiram juntos para o Paulistão. Em 2002 foram mais seis confrontos. Dois no Paulista, quando no returno houve empate em 1 a 1, no estádio Bruno José Daniel, e o zagueiro Vinicius Bergantin marcou o gol de empate, cobrando falta. Este ponto ajudou o Ituano a conquistar o título, que foi por pontos corridos.

No segundo semestre de 2002, as duas equipes disputaram a Copa Paulista, que teve o nome de Copa Mauro Ramos. Na primeira fase, o Ituano venceu, em casa, e o Santo André venceu no ABC. Os dois chegaram à final. Sob o comando do técnico Macalé, que havia subido dos júniores e tinha time de garotos, goleou o Santo André por 5×0, com dois gols de Tita, Fernando Gaúcho, Juliano e Caio.

``Nosso time era muito jovem e a base que tinha vindo junta do sub 20. Tinha o Pierre e o Elson, que depois foram para o Palmeiras. Este entrosamento nos ajudou e fizemos grande partida´´, lembra Vinicius Bergantin, atualmente auxiliar do técnico Roque Júnior.

No jogo da volta, os torcedores do Ituano que foram ao Bruno Daniel viram o Galo de Itu sair na frente com um gol de Fernando Gaúcho e sofrer a virada no segundo tempo. Com a vantagem construída no primeiro jogo, o troféu foi para Itu após a volta olímpica.

``Que troféu pesado! Foi meu último jogo pelo Ituano. Depois fui para a Alemanha´´, contou Vinicius Bergantin, que foi jogar no Hannover.


No ano seguinte foram mais cinco confrontos entre Ituano e Santo André. Já sob o comando do técnico Ruy Scarpino, que havia voltado ao clube ainda no título da Copa Paulista para ajudar o Macalé, o Ituano focou as atenções na Série C. Naquele ano a disputa pelo título Brasileiro foi disputado por uma fase final entre quatro clubes: Ituano, Santo André e os paraibanos Campinense e Botafogo.

O Ituano venceu o Santo André, em Itu, por 2 a 1, e empatou em 0 a 0 no ABC. Na penúltima rodada, venceu o Campinense, no Novelli, por 1 a 0, e foi para João Pessoa buscar empate em 4 a 4 e conquistar o título e o acesso para a Série B. O Santo André venceu o Campinense e ficou com a segunda vaga e o vice campeonato.

Curiosamente os dois também chegaram a final da Copa Paulista. No retorno para Itu, fez o primeiro jogo da final contra o Santo André e venceu com um gol de Terrão.

``Este jogo foi uma festa para os torcedores comemorarem o título do Brasileiro. Tanto que os jogadores do Santo André entregaram a faixa de campeão para nós. No dia seguinte a diretoria dispensou parte do elenco, já que o principal objetivo já tinha sido alcançado. Apesar do título que ainda estava em jogo´´, lembrou o técnico Ruy Scarpino.

O Ituano foi com time misto para a final no Bruno Daniel e perdeu por 4 a 1. Rômulo fez o gol de honra. O Santo André ficou com o título. Agora a disputa do Torneio do Interior dá a vaga ao campeão na Copa do Brasil de 2018. A disputa será tira-teima entre os rivais. O jogo desta sexta-feira será o 50ª da história desde 1990.







Fonte: assessoria de imprensa do Ituano

Nenhum comentário: